Corinthians deseja evitar testes de covid-19 e acusa Palmeiras de descumprir protocolo - Gazeta Esportiva
Corinthians deseja evitar testes de covid-19 e acusa Palmeiras de descumprir protocolo

Corinthians deseja evitar testes de covid-19 e acusa Palmeiras de descumprir protocolo

Gazeta Esportiva

Por Redação

03/08/2020 às 15:29 • Atualizado: 03/08/2020 às 16:18

São Paulo, SP

Corinthians acusou o Palmeiras de não cumprir o protocolo de conclusão do Paulistão (Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)


O Corinthians não pretende fazer os testes de covid-19 em seu elenco antes das finais do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras. O presidente Andrés Sanchez manifestou a recusa em reunião nesta segunda-feira com o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, e o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte. A informação foi publicada inicialmente pelo Globoesporte.

O Timão divulgou um comunicado alegando que "cumpriu o confinamento de seus atletas e comissão técnica", conforme "protocolo elaborado pela Federação Paulista de Futebol e seu comitê médico, aprovado e exigido pelo Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e prefeituras de todas as cidades dos clube participantes".




A equipe alvinegra ainda atacou o Palmeiras, afirmando que seguiu "à risca o acordo, diferentemente da Sociedade Esportiva Palmeiras, que descumpriu e liberou seus atletas depois de cada partida, o que nunca foi permitido". O Verdão é contra a ideia do Corinthians e deve manter a programação de testes nos jogadores nas vésperas dos jogos.

"Não aceitamos que o ônus da irresponsabilidade seja transferido para quem cumpriu todos esses requisitos. A diretoria do Timão ressalta ainda que nenhuma tentativa de tumultuar o ambiente será admitida e repudia a prática que se repete há três anos, quando a equipe chegou às finais do Estadual consecutivamente", diz o documento.

O presidente Andrés Sanchez, inclusive, republicou a nota cutucando o rival. "A Federação não pediu para o Corinthians refazer os testes. Sabem por quê? Porque cumprimos TODOS os protocolos. Falem com quem descumpriu", escreveu o mandatário.



O protocolo de retomada do Paulistão não estabelece a obrigatoriedade dos exames, mas fala em grupos "previamente testados" e exige a concentração das equipes. O diretor médico da FPF, Moisés Cohen, ficará responsável por decidir sobre a questão dos testes antes das partidas decisivas do torneio.

Internamente, a Federação entende que ambas equipes agiram de maneira correta. Isso porque Corinthians vem se mantendo em confinamento desde a volta da competição, enquanto o Palmeiras realiza os exames nos jogadores antes de todos os confrontos, apesar de liberar os atletas após as partidas.

Timão e Verdão se enfrentam na próxima quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), na Arena de Itaquera, e no sábado (8), às 16h30, no Allianz Parque.

Confira na íntegra o comunicado publicado pelo Corinthians:

O Sport Club Corinthians Paulista vem a público esclarecer as informações equivocadas veiculadas na imprensa sobre a realização dos testes de covid-19 em seus atletas.

Conforme o protocolo elaborado pela Federação Paulista de Futebol e seu comitê médico, aprovado e exigido pelo Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e prefeituras de todas as cidades dos clube participantes, o Corinthians cumpriu o confinamento de seus atletas e comissão técnica, seguindo à risca o acordo, diferentemente da Sociedade Esportiva Palmeiras que descumpriu e liberou seus atletas depois de cada partida, o que nunca foi permitido.

No SCCP, além dos atletas e da comissão, também seguem o mesmo protocolo de confinamento na concentração todos os funcionários envolvidos nas atividades diárias do Centro de Treinamento. Além disso, o clube realizou duas baterias de exames durante esse período.

Prezando a saúde desde o início da pandemia, o Corinthians zela pelos cuidados de seus atletas e colaboradores e, por isso, mantém sua delegação em confinamento há 14 dias, período este em que todos estão privados do convívio de suas famílias. Não aceitamos que o ônus da irresponsabilidade seja transferido para quem cumpriu todos esses requisitos.

A diretoria do Timão ressalta ainda que nenhuma tentativa de tumultuar o ambiente será admitida e repudia a prática que se repete há três anos, quando a equipe chegou às finais do Estadual consecutivamente.

Conteúdo Patrocinado