Com eliminação do Paulista, diretoria do Corinthians tenta fugir de marca negativa - Gazeta Esportiva
Com eliminação do Paulista, diretoria do Corinthians tenta fugir de marca negativa

Com eliminação do Paulista, diretoria do Corinthians tenta fugir de marca negativa

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/03/2023 às 06:00

São Paulo, SP

O presidente Duilio Monteiro Alves está nos últimos oito meses de seu mandato no Corinthians - em novembro, uma nova eleição ocorrerá no Parque São Jorge. Com a eliminação no Campeonato Paulista, uma competição vista como mais "possível" no atual cenário do clube, a diretoria tenta fugir de uma marca negativa que há mais de três décadas não se repete.

Caso o Timão não levante nenhuma taça até o próximo pleito, Duilio será o primeiro presidente em 35 anos a sair de seu período como presidente de "mãos vazias". A conta só leva em consideração o futebol masculino.

O último a conseguir tal proeza foi Roberto Pasqua, entre 1985 e 1987. Depois dele, vieram Vicente Matheus, Marlene Matheus, Alberto Dualib, Andrés Sanchez (duas passagens), Mário Gobbi e Roberto de Andrade (atual diretor de futebol).




O presidente que mais levantou taças neste recorte de tempo foi Alberto Dualib, que ficou no cargo de 1993 a 2007. Foram 11 títulos no total: cinco Paulistas, duas Copas do Brasil, três Brasileiros e um Torneio Rio-São Paulo. Já o último caneco veio em 2019, do Estadual, com Sanchez.

O Corinthians foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paulista no último domingo, para o Ituano, que, na fase de grupos, quase chegou a ser rebaixado para a A2. A queda veio nos pênaltis, após Fábio Santos, Fagner e Gil não estufarem as redes.

Agora, o clube terá pela frente, sob comando do técnico Fernando Lázaro, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores para tentar não passar em branco novamente.

O Timão foi campeão do Brasileiro pela última vez em 2017, da Copa do Brasil em 2009 e da Libertadores em 2012. No ano passado, o time, então comandado por Vítor Pereira, chegou à final da Copa do Brasil e perdeu para o Flamengo, também nos pênaltis.

Até agora, o único candidato à presidência do Corinthians confirmado é Augusto Melo, da oposição, enquanto, pela situação, Andrés Sanchez já afirmou mais de uma vez que não irá concorrer ao cargo.



 

Conteúdo Patrocinado