Com Duilio "pulso firme", Corinthians busca por reforço sem abrir mão do planejamento - Gazeta Esportiva
Com Duilio "pulso firme", Corinthians busca por reforço sem abrir mão do planejamento

Com Duilio "pulso firme", Corinthians busca por reforço sem abrir mão do planejamento

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar

02/07/2021 às 09:00 • Atualizado: 02/07/2021 às 09:28

São Paulo, SP

A diretoria do Corinthians está alinhada com a comissão técnica sobre a necessidade do elenco ser reforçado no setor ofensivo. Há um consenso claro sobre o assunto dentro do clube.

Um atacante de beirada e um centroavante são as prioridades definidas. A possibilidade de chegar um meia também é discutida.

O planejamento do departamento de futebol, porém, segue andando paralelamente às estratégias estabelecidas junto ao departamento financeiro.

O presidente Duilio Monteiro Alves tem sido pressionado a contratar, pelo menos, um atacante. Além dos incontáveis pedidos nas redes sociais, membros de torcidas organizadas também já 'exigiram' a atuação do mandatário nesse sentido.

Mas, internamente, Duilio tem adotado "pulso firme", e passado o recado de que vai manter a rota traçada para os três anos da gestão, com as mudanças mais significativas sendo implantadas, primeiramente, na administração em geral, e não no campo.

O presidente corintiano sabe que a realidade não permite grandes sonhos, e acredita que Sylvinho será capaz de levar a equipe à uma "campanha digna" no Campeonato Brasileiro com o atual elenco, cenário fundamental para que Duilio não veja 'obrigado' a reconsiderar suas pretensões e possa manter o plano inicial em curso, com a pressão externa controlada.



 

Nem por isso, a chegada de um reforço para o ataque está descartada. Muito pelo contrário. Há uma procura intensa por uma "oportunidade de mercado", principalmente agora.

Como a Gazeta Esportiva mostrou, de janeiro a julho, o Corinthians conseguiu reduzir a folha salarial do elenco profissional, que foi de R$ 14 milhões para pouco menos de R$ 11 milhões.

O clube emprestou Bruno Méndez, Ramiro e Davó, todos sob a condição de repasse de 100% dos salários, rescindiu com Camacho e não renovou com Jemerson e Otero.

Sylvinho e Doriva também custam menos do que a antiga comissão técnica, que tinha Vagner Mancini, Anderson Batatais e Cláudio Andrade.

O entendimento é de que é possível inserir uma nova peça no grupo de atletas a partir desse segundo semestre, desde que o clube não tenha de arcar com multa rescisória ou qualquer outro tipo de compensação financeira.

A ideia consiste em trazer alguém assumindo apenas o salário ou, no máximo, uma composição com valor baixo de luva, como aconteceu recentemente nas contratações de Fábio Santos, Cazares, Otero e Jô, por exemplo.

O prazo para inscrições no Campeonato Brasileiro termina em 14 de agosto.

O cenário só deve mudar em 2022. A esperança no clube é de que todos esses esforços permitam o Corinthians ir ao mercado na próxima temporada em condição de contratar, com um campo de busca mais amplo, com previsão de investimento financeiro, sem comprometer o equilíbrio do caixa.

Ainda assim, os alvos devem ser pontuais. Não se projeta a chegada de mais do que três jogadores. O plano é fortalecer uma base com atletas que tenham status de titular e capacidade de elevar o nível técnico e de decisão do elenco.

No planejamento da gestão eleita para suceder Andrés Sanchez, é em 2023, no último ano do mandato de Duilio, que o Corinthians deve consolidar uma estrutura que permita ao clube retomar o protagonismo por longos anos, tanto dentro quanto fora de campo.


Conteúdo Patrocinado