Coletivo LGBTQIA+, formado por torcedores do Corinthians, prepara ação para partida contra o Boca - Gazeta Esportiva
Coletivo LGBTQIA+, formado por torcedores do Corinthians, prepara ação para partida contra o Boca

Coletivo LGBTQIA+, formado por torcedores do Corinthians, prepara ação para partida contra o Boca

Gazeta Esportiva

Por Marina Bufon e Tiago Salazar

27/06/2022 às 22:52 • Atualizado: 28/06/2022 às 10:30

São Paulo, SP

Uma parte da torcida do Corinthians estará, nesta terça-feira, no setor oeste da Neo Química Arena, trajada com a tradicional cor preta no uniforme. No entanto, no escudo, nas mangas e no colarinho, as cores do arco-íris também estarão presentes - com exceção a cor verde, devido a alusão ao arquirrival Palmeiras.

Esta será uma iniciativa independente e pontual da Fiel LGBT, um coletivo de torcedores LGBTQIA+ do clube do Parque São Jorge, que mostrará a peça de forma inédita no jogo contra o Boca Juniors, pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores, a partir das 21h30 (de Brasília).

A data para a ação não foi escolhida aleatoriamente. Em todo 28 de junho é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.



Detalhes da camisa que será utilizada por torcedores do coletivo LGBTQIA+ na partida contra o Boca (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)Vale lembrar que a sigla do movimento refere-se a "gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, queer, pessoa intersexo e assexual".

Recentemente, o ex-jogador e atual comentarista Richarlyson declarou ser bissexual. O próprio Corinthians se manifestou sobre o posicionamento do ex-meia do São Paulo, afirmando que ele "se coloca como mais uma importante voz de resistência".



O Corinthians, porém, não terá qualquer participação na ação planejada pela Fiel LGBT para esta terça-feira, pois toda e qualquer camisa referente ao clube, que não oficial, é considerada um produto "pirata" e, por isso, não será incentivada pela instituição.

Durante o ano passado, aliás, apesar do clube ter proposto uma reunião com a Fiel LGBT, houve divergências no processo e na condução da tentativa de aproximação até que um posicionamento oficial da diretoria alvinegra encerrou as conversas (leia, aqui).

O coletivo Fiel LGBT, fundado em 2019, possui quase nove mil seguidores no Twitter e mais de 2,5 mil de seguidores no Instagram.

O Timão entra em campo a partir das 21h30 (de Brasília) para enfrentar o Boca Juniors na Neo Química Arena pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Na fase de grupos as equipes já se encontram, com uma vitória alvinegra e um empate.


Conteúdo Patrocinado