Barletta é o último: os reforços contratados na era Duilio Monteiro Alves no Corinthians - Gazeta Esportiva
Barletta é o último: os reforços contratados na era Duilio Monteiro Alves no Corinthians

Barletta é o último: os reforços contratados na era Duilio Monteiro Alves no Corinthians

Gazeta Esportiva

Por Redação

23/03/2023 às 08:00

São Paulo, SP

Chrystian Barletta, o mais novo reforço do Corinthians, será apresentado oficialmente no início da tarde desta quinta-feira. Ele é a 19ª contratação da gestão de Duilio Monteiro Alves como presidente do clube.

Aliás, Duilio e Alessandro Nunes, gerente de futebol, devem estar presentes na oficialização do nome no CT Dr. Joaquim Grava. Já Roberto de Andrade, um dos responsáveis pelas contratações, não, pois pediu desligamento do cargo após pressão externa. A decisão foi informada na última terça-feira.

O ano com o maior número de reforços contratados, até agora, foi 2022, com um total de nove nomes. Em 2021, foram dois jogadores a menos e, até agora, 2023 tem três confirmados. A tendência é que, nesta janela, não haja mais nenhuma novidade.

O balanço abaixo não contabiliza os técnicos contratados no período (Sylvinho, Vítor Pereira e, por fim, Fernando Lázaro).

Reforços para 2023


Até agora, o Timão tem três nomes contratados para a atual temporada: o meia-atacante Chrystian Barletta, destaque do São Bernardo no Paulistão; o atacante Ángel Romero, conhecido da torcida e que estava no Cruz Azul, do México; e o lateral esquerdo Matheus Bidu, que defendeu o Cruzeiro em 2022 e pertencia ao Guarani.

Enquanto Barletta espera a "reestreia" do time na temporada para entrar pela primeira vez em campo defendendo as cores do seu clube do coração, os outros dois ainda não agradaram a Fiel.


Primeiras contratações


O ano de 2021 marcou um primeiro período sem contratações, porém, depois, um segundo semestre com chegadas de peso. O primeiro jogador a ser contratado por Duilio e companhia foi Giuliano, que estava livre no mercado após rescindir com o Istanbul Basaksehir, da Turquia.

Pouco depois dele, foi a vez do anúncio de Renato Augusto, que finalizou seu contrato com o Beijing Guouan, da China, e assinou com o Timão. A dupla de meio-campistas têm vínculo até o final deste ano.

Já em agosto, depois de uma longa novela, o acerto foi com o atacante Róger Guedes, que estava no o Shandong Taishan, da China, até agosto de 2025.

Recentemente, o camisa 10 revelou que a diretoria precisou desembolsar 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 7,8 milhões na época) por 40% do seu passe (o restante ficou com ele próprio).

O goleiro Carlos Miguel também foi contratado no ano de 2021, depois de rescindir com o Internacional. Ele renovou seu vínculo recentemente até dezembro de 2025.

Dias depois, foi a vez da chegada do lateral direito João Pedro, por empréstimo do Porto, que viria para fazer sombra a Fagner. No entanto, ele não agradou e retornou ao clube português ao fim do vínculo, em junho de 2022.



O ano de 2021 ainda teria mais um reforço de peso: o atacante Willian, que estava no Arsenal e topou diminuir seu salário para retornar ao clube que o revelou. No entanto, ele acabou rescindindo seu contrato antecipadamente e retornou a Europa após passar por ameaças de torcedores na internet.

Nomes que chegaram em 2022


Paulinho foi anunciado no final de dezembro de 2021, como um nome de peso para a temporada de 2022. Ele começou o ano em alta, mas sofreu uma série lesão no joelho e ficou nove meses fora dos gramados, retornando apenas em 2023. Seu contrato vai até o final deste ano.

Depois, foi a vez da contratação por empréstimo do lateral e zagueiro Bruno Melo, do Fortaleza, que acabou retornando ao clube cearense após o final do vínculo (dezembro), com poucas chances recebidas. O mesmo aconteceu com Robson Bambu, que veio do Nice, da França, e não agradou.

O goleiro Ivan também foi uma contratação do início de 2022. O clube adquiriu 50% dos seus direitos junto à Ponte Preta e o emprestou ao Zenit, da Rússia, como parte da negociação por Yuri Alberto. Hoje, ele está emprestado ao Vasco.

Falando em Yuri, este foi mais um dos reforços que chegaram, mas em junho, por conta da "janela da guerra", causada pelo confronto bélico entre Rússia e Ucrânia. Ele foi adquirido em definitivo pelo clube paulista no início de 2023, em uma complexa negociação - inicialmente, seu empréstimo era válido por um ano.


Na mesma "janela da guerra", Júnior Moraes, então no Shakhtar Donestk, e Fabián Balbuena, do Dínamo de Moscou, foram contratados. O contrato do centroavante, que pouco jogou, vai até dezembro deste ano, enquanto o empréstimo do zagueiro se encerra em julho. Não há conversas ainda por uma renovação.

Maycon, do Shakhtar Donestk, também foi outro nome contratado por empréstimo por conta da mesma situação. Ele assinou vínculo de um ano, que foi prorrogado até o final deste ano. A renovação foi uma das prioridades da gestão Duilio para 2023.

Por fim, outros dois nomes foram contratados no ano passado a pedido direto do então técnico Vítor Pereira: Rafael Ramos, do Santa Clara, de Portugal, e Fausto Vera, do Argentinos Juniors.

O lateral direito não conseguiu se firmar e nem agradar a torcida, além de ter passado por períodos afastado do gramado por conta de lesões e também uma acusação de injúria racial, a qual ele foi inocentado. Não houve divulgação se algum valor foi pago para sua aquisição.

Já Fausto chegou e foi unanimidade desde então. O Corinthians comprou 70% do passe do volante por um valor entre 4,5 e 6 milhões de dólares. Sua multa rescisória para o mercado nacional é de R$ 120 milhões, segundo apurado pela Gazeta Esportiva.


Conteúdo Patrocinado