Após bom início de temporada, Vital perde destaque em nova função com Sylvinho - Gazeta Esportiva
Após bom início de temporada, Vital perde destaque em nova função com Sylvinho

Após bom início de temporada, Vital perde destaque em nova função com Sylvinho

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/06/2021 às 06:00

São Paulo, SP

Artilheiro do Corinthians em 2021, Mateus Vital não vive seu melhor momento no clube. Após um bom início de temporada com Vagner Mancini, o camisa 22 não conseguiu ter o mesmo destaque com o técnico Sylvinho. A queda de desempenho, inclusive, pode ter relação com a nova função desempenhada em campo sob o comando do treinador.



Marcando cinco gols e dando duas assistências, Vital foi um dos principais nomes do Timão no Campeonato Paulista, na Copa Sul-Americana e na primeira fase da Copa do Brasil. Contando a última edição do Campeonato Brasileiro, o meia balançou as redes adversárias em sete ocasiões em 28 jogos neste ano. Gustavo Mosquito também anotou o mesmo número de tentos no período, mas em 30 jogos.

Durante a fase artilheira, Vital era presença constante na faixa central do campo. Flutuando pelo setor, o jogador participava mais dos ataques alvinegros, dando opção de passe e pisando na área do oponente.

O mapa de calor do meia na goleada por 5 a 1 sobre o Sport Huancayo, do Peru, mostra como ele atuava mais por dentro. Na partida válida pela Copa Sul-Americana e realizada em maio, o camisa 22 marcou um gol e deu uma assistência.

Mapa de calor de Mateus Vital na goleada sobre o Sport Huancayo, pela Copa Sul-Americana (Foto: Reprodução/Footstats)


A função de Vital mudou com Sylvinho. Agora, o jogador aparece mais grudado pelo lado esquerdo, "alargando" o campo para o Corinthians. Ali, no entanto, ele participa menos dos ataques corintianos, dá menos toques na bola e pouco oferece ao time.

Na última quarta-feira, na derrota de virada para o Red Bull Bragantino, Vital teve outra atuação apagada. Mais uma vez, o meia foi responsável por dar amplitude pela esquerda, mas não teve bom desempenho.

Mapa de calor de Mateus Vital na derrota para o Red Bull Bragantino, pelo Campeonato Brasileiro (Foto: Reprodução/Footstats)


Mateus Vital participou de cinco dos seis jogos do Corinthians sob o comando de Sylvinho. Titular com o técnico em quatro partidas, o meia deve ser utilizado novamente contra o Bahia, neste domingo, às 16 horas (de Brasília). O duelo, válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, será realizado no Pituaçu.


Conteúdo Patrocinado