André Luis está liberado, não vai voltar à China e precisa entrar em forma - Gazeta Esportiva
André Luis está liberado, não vai voltar à China e precisa entrar em forma

André Luis está liberado, não vai voltar à China e precisa entrar em forma

Gazeta Esportiva

Por Tiago Salazar

12/02/2021 às 09:00 • Atualizado: 12/02/2021 às 11:07

São Paulo, SP

Se quiser, Vagner Mancini vai poder contar André Luis para a próxima temporada do Corinthians, agendada para ter o pontapé inicial dia 28, com o Campeonato Paulista.

Na última quarta-feira, quando questionado em entrevista coletiva, o técnico não se mostrou seguro sobre a situação devido a todo o imbróglio que envolve o jogador.

"É um atleta que está retornando depois de uma saída para um país, depois foi para outro país, então, tem uma ordem administrativa e jurídica. Não tenho muito a dizer sobre isso. Tenho de esperar ele se apresentar".



O atacante deve aparecer no CT Joaquim Grava na segunda-feira para receber a programação de treinos.

André Luis chegará liberado para atuar assim que a temporada 2021 começar.

A comissão técnica, claro, terá a incumbência de determinar se ele será mantido no elenco ou se a diretoria terá de buscar uma nova alternativa no mercado para o atleta seguir a carreira.

A Gazeta Esportiva também apurou que a ação movida pelo clube na Fifa não deve mudar esse cenário. Mesmo que conquiste uma vitória nos tribunais e seja indenizado, o Corinthians terá seu vínculo com André Luis mantido até o fim de 2022.

Portanto, o atacante não voltará à China, independente do desfecho na Fifa, a não ser que ocorra uma nova negociação neste sentido.

Entenda o caso
O Corinthians acertou a venda de André Luis em junho do ano passado ao Daejeon Hana Citizen, da Coreia do Sul, que não cumpriu com os pagamentos acordados sob alegação de que perdeu receita devido a pandemia do coronavírus.

Nesse meio tempo, o Shanghai Greenland, da China, assumiu a dívida e manteve André Luis na equipe coreana por empréstimo. Porém, os chineses também não cumpriram o que foi estabelecido em contrato.

Dessa maneira, o Corinthians entrou com uma ação na Fifa em 29 de outubro e, agora, solicitou o retorno do atleta.

Na ocasião da negociação, a Gazeta Esportiva informou que André Luis havia sido vendido por 2,2 milhões de dólares, cerca de R$ 11 milhões na cotação daquela ocasião.

O Corinthians tinha 50% dos direitos econômicos do atacante e chegou a garantir 10% de uma eventual futura venda. A outra metade pertencia ao Cianorte-PR.

No fim, ninguém recebeu e os vínculos foram reativados.

Condição física
André Luis marcou 13 gols em 27 jogos pela equipe coreana que disputa a segunda divisão local, mas não entra em campo desde 21 de novembro do ano passado.

O Corinthians já recebeu informações de que a condição física do atleta nesse momento está longe do ideal e que um trabalho especial terá de ser feito antes de André Luis receber as primeiras oportunidades.

O jogador de 23 anos chegou ao Timão em 2019 depois de se destacar pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2018, com a camisa da Ponte Preta, e assinou contrato com validade de quatro temporadas.

No clube do Parque São Jorge, foram apenas cinco jogos e uma participação discreta da campanha do título Paulista de 2019.

Logo após o Estadual, o jogador foi emprestado ao Fortaleza, até chegar ao Daejeon.


Conteúdo Patrocinado