Abelismo x Mancinismo: quem leva a melhor no Derby?

São Paulo, SP

17-01-2021 09:00:45

Nesta segunda-feira, o Palmeiras recebe o Corinthians no Allianz Parque em jogo atrasado da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes chegam em grande momento, e os grandes responsáveis por isso tem sido os dois treinadores: Vagner Mancini e Abel Ferreira.

Ambos chegaram aos seus clubes com alguma ressalva, mas com pouco tempo de trabalho conquistaram as torcidas. Tanto que os termos "Mancinismo" e "Abelismo" já são realidade, e possuem muitos adeptos. Todo este clima dá ainda mais emoção ao clássico. E a pergunta é: quem chega melhor?

Mancinismo

Do lado do Corinthians, Vagner Mancini vem de sete jogos de invencibilidade, sendo o último uma expressiva goleada por 5 a 0 diante do Fluminense. Ao todo, são 15 jogos à frente do alvinegro, com oito vitórias, quatro empates e três derrotas.

O aproveitamento do treinador de 54 anos pelo Timão é de 53,5%, o segundo melhor de sua carreira. Como jogador, Mancini também tem história contra o Palmeiras. Em 1995, fez parte do time do Grêmio que goleou o Verdão por 5 a 0 pela Libertadores daquele ano, entrando em campo no jogo da volta, que garantiu a classificação dos gaúchos.

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Abelismo

Se a torcida do Corinthians está empolgada com o trabalho de Vagner Mancini, a do Palmeiras vive um sonho com o Abel Ferreira. O português colocou o Verdão na final da Libertadores e da Copa do Brasil, e ainda segue firme na briga pelo Brasileirão.

Desde que chegou ao Brasil, Abel disputou 17 jogos, sendo 13 vitórias, quatro empates e três derrotas, com aproveitamento de 71,6%, números bem superiores aos do rival desta segunda-feira. O europeu chega para o seu primeiro Derby, tentando manter o bom retrospecto desde sua chegada ao continente americano.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

A bola rola para Palmeiras e Corinthians às 19h desta segunda-feira, no Allianz Parque. Embora seja o dono da casa, o alviverde tem um retrospecto negativo em sua arena. São oito vitórias do Timão, dois empates e apenas duas vitórias palmeirenses.

Deixe seu comentário


×
Quer receber notícias do Corinthians?