Futebol/Sul-Americano sub-20

Argentina empata com a Colômbia e segue liderando o hexagonal

GazetaEsportiva.net - Montevidéu , - Uruguai
29/01/2015 21:54:00

Em: Argentina, Campeonatos, Colômbia, Futebol, Futebol Internacional

Após a animadora vitória sobre o Peru na estreia, a Argentina empatou por 1 a 1 com a Colômbia nesta quinta-feira, pela 2ª rodada do hexagonal final do Sul-Americano sub-20. O gol colombiano foi de pênalti, cometido pelo volante Rolón e convertido pelo meia Junior. Já o tento que igualou o marcador para os argentinos foi marcado por Compagnucci aos 43 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, a Argentina vai a quatro pontos e segue na liderança do hexagonal. O Brasil, que venceu o Paraguai por 2 a 0 também nesta quinta, soma o mesmo número de pontos, mas é vice-líder por ter marcado um gol a menos que os argentinos na competição. A Colômbia, por sua vez, soma dois pontos e está provisoriamente na 3ª posição.

O jogo – Após início avassalador contra o Paraguai na primeira rodada, a Argentina também iniciou pressionando a Colômbia no Parque Central. No primeiro minuto de jogo, após confusão na área adversária, Simeone disputou com dois zagueiros na pequena área, e a blitz argentina obrigou a defesa colombiana a afastar a bola duas vezes seguidas.

A primeira etapa seguiu aberta, com chances para os dois lados. Enquanto a Argentina ameaçava nas passagens em velocidade, a Colômbia chegava principalmente em contra-ataques pelo lado direito do campo, com Otero, assustando algumas vezes o goleiro Batalla.

Argentina e Colômbia fizeram um primeiro tempo equilibrado no estádio Gran Parque Central
Argentina e Colômbia fizeram um primeiro tempo equilibrado no estádio Gran Parque Central – Credito: AFP

Na metade do primeiro tempo, o ritmo diminuiu. As duas equipes seguiram tentando desenvolver suas trocas de passes no meio campo, mas as zagas também marcavam forte, e tanto Colômbia quanto Argentina encontravam dificuldades para se aproximarem da área adversária.

A volta do intervalo foi tão agitada quanto o início da partida. Logo aos três minutos, o argentino Rolón derrubou Maury na área. Seus companheiros reclamaram muito, e o meia Martinez recebeu cartão amarelo pelo protesto ostensivo. Na cobrança, Junior bateu com força no canto esquerdo, deslocou o goleiro Batalla e abriu o placar para a Colômbia.

Jarlan Barrera Junior, de pênalti, abriu o placar para a Colômbia logo no começo do segunto tempo
Jarlan Barrera Junior, de pênalti, abriu o placar para a Colômbia logo no começo do segunto tempo – Credito: AFP

A Argentina respondeu aos 10 minutos. Giovanni Simeone recebeu a bola dentro da área e encheu o pé, e o disparo passou rente à trave direita da meta de Montero.

O equilíbrio se manteve no meio da etapa complementar. A Colômbia trocava bons passes no meio-campo, mas encontrava dificuldades na ligação com o ataque. Já a Argentina tentava cercar a área adversária. Nos minutos finais, os argentinos começaram a pressionar de todas as formas, com lançamentos e cruzamentos sobre a área colombiana.

Aos 43 minutos, após cruzamento da direita, Giovanni Simeone desviou e Compagnucci empurrou para o fundo da rede. Aos 48, o apito final devolveu à Argentina a liderança do hexagonal final do Sul-Americano sub-20.