Joan Laporta é eleito presidente do Barcelona

AFP - São Paulo,SP

08-03-2021 00:15:20

O ex-presidente do Barcelona, Joan Laporta, vai mais uma vez comandar o clube, depois de vencer neste domingo as eleições para a presidência do Barça superando seus dois concorrentes e já olha para Lionel Messi como sua grande prioridade.

"Joan Laporta, novo presidente do FC Barcelona", publicou o clube em mensagem nas redes sociais.

Laporta assume a presidência do Barça com 54,2% dos votos, contra 29,9% de Victor Font e 8,58% de Toni Freixa com 100% dos votos apurados. “Quero dar os parabéns ao presidente Laporta por ter conseguido uma vitória que não admite discussão, tem sido a vontade do sócio e temos de apoiar o presidente Laporta", disse Freixa, quando o resultado das eleições já estava definido.

Laporta vai ocupar a cadeira deixada por Josep Maria Bartomeu no dia 27 de outubro com sua renúncia antes de enfrentar uma moção de censura.

O novo presidente tem pela frente a árdua tarefa de reconstruir um clube mergulhado em uma crise esportiva, econômica e institucional, que culminou na última segunda-feira com a prisão durante algumas horas de Bartomeu no âmbito do chamado 'Barçagate'.

A tarefa não será uma novidade, depois de ter enfrentado uma situação semelhante em sua primeira vez no comando do Barcelona entre 2003 e 2010, quando assumiu o Barça em meio a uma crise.

Em seus planos, a prioridade será resolver a renovação do capitão e astro do Barça, Lionel Messi, cujo contrato termina em 30 de junho.

O argentino, que em agosto abalou as estruturas do Barcelona com sua ameaça de saída, disse em dezembro que não estava "claro" sobre seu futuro e disse que iria esperar até o final da temporada para decidir.

Laporta já afirmou várias vezes durante a campanha que "tenho credibilidade" com Messi para negociar com o craque argentino.

O ídolo compareceu neste domingo para votar acompanhado de seus filhos pela primeira vez desde que se tornou jogador do Barça, em meio aos gritos de "Fica Messi!" dos sócios que estavam votando.

Deixe seu comentário