Gazeta Esportiva

Gol histórico de Iniesta pelo Barcelona completa 11 anos

“Iniestazo” completa 11 anos (Foto: Divulgação/FCB)

Há 11 anos, Iniesta acertava um chute de fora da área contra o Chelsea e decidia, nos últimos minutos, a classificação do Barcelona para a final da Liga dos Campeões de 2008/2009. O episódio ocorreu no dia 6 de maio de 2009, no Stamford Bridge, e ficou marcado na história do clube catalão como “Iniestazo”, simbolizando o momento de ascensão da equipe então comandada por Pep Guardiola.

O Barcelona vinha em um momento de reconstrução e buscava o título europeu para retornar aos holofotes do continente. A primeira partida da semifinal, disputada no Camp Nou, terminou empatada em 0 a 0.

Com a necessidade de superar o Chelsea fora de casa, o Barça iniciou a segunda partida com uma postura agressiva. No entanto, quem balançou as redes primeiro foram os Blues, em um golaço de Essien logo aos oito minutos.

Quando o jogo parecia caminhar para o triunfo do Chelsea, a estrela de Iniesta brilhou. A equipe de Guardiola jogava com um a menos e precisava de apenas um gol para se classificar, o que aconteceu apenas aos 47 minutos do segundo tempo, quando o meia recebeu a bola na entrada da área e, de perda direita, finalizou de primeira no ângulo.

O adversário do Barcelona na final da Champions League foi outro clube inglês, o Manchester United, que acabou derrotado por 2 a 0. Até os dias atuais, a imprensa espanhola trata o “Iniestazo” como um momento que mudou a história do Barcelona. Afinal, simbolizou o surgimento de uma das gerações mais vitoriosas do futebol mundial.

Exit mobile version