Rodado em clássicos, Léo Silva aconselha Uilson: “É só controlar a ansiedade” - Gazeta Esportiva
Rodado em clássicos, Léo Silva aconselha Uilson: “É só controlar a ansiedade”

Rodado em clássicos, Léo Silva aconselha Uilson: “É só controlar a ansiedade”

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

22/03/2016 às 13:39 • Atualizado: 23/03/2016 às 15:17

Belo Horizonte, MG

Em sua quarta partidas pelos profissionais, jovem goleiro disputará primeiro clássico (Bruno Cantini/CAM)
Em sua quarta partidas pelos profissionais, jovem goleiro disputará primeiro clássico (Bruno Cantini/CAM)


Com 24 clássicos mineiros na bagagem, disputados pelo Cruzeiro e principalmente pelo Atlético-MG, o zagueiro Leonardo Silva conhece muito bem os nuances do principal duelo do estado. Não à toa, o experiente defensor se apresenta com um ótimo conselheiro para o jovem goleiro Uilson que, após as lesões de Victor e Giovanni, disputará o seu primeiro confronto contra a Raposa, no próximo domingo, às 11h (de Brasília), no Independência.

“Calejado” em clássicos, o zagueiro sabe bem todas as emoções vividas por antecipação pelo goleiro de 21 anos e pede que o jovem companheiro controle a ansiedade, buscando exercer com naturalidade o bom trabalho feito por ele na Cidade do Galo.

“É complicado. Um misto (de emoções). Um jogador jovem. Acho que é mais tranquilidade, porque qualidade técnica ele tem. É um excelente goleiro, a nível de seleção, ele está sempre presente nas seleções de base. Tecnicamente, a gente sabe que ele vai dar conta do recado. Então, é só ele controlar a ansiedade, controlar a parte emocional dele para que ele possa fazer aquilo que ele tem que fazer. Não precisa fazer mais do que ele faz nos treinamentos, fazer mais do que faz o Victor ou outro companheiro. Cada um tem suas características, e ele tem que fazer o que tem que fazer”, destacou Léo Silva.

No alto dos seus 36 anos, Leonardo Silva destacou ter vivido situações de pressão, inclusive no clássico mineiro. Com duelos tanto pelo Cruzeiro, quanto pelo Galo, o zagueiro estreou por ambos os clubes em duelos contra o maior rival, o que preconizava uma grande responsabilidade em campo, tal como terá Uilson neste domingo.

“Já passei por isso. Estreei aqui em clássico e em outras equipes em clássicos também. Ainda jovem, estreei contra grandes equipes. A gente tem que controlar apenas a parte emocional para dar conta do recado e não cometer erros”, salientou.

Zagueiro destacou solidez defensiva do Galo como trunfo para Uilson (Bruno Cantini/CAM)
Zagueiro destacou solidez defensiva do Galo como trunfo para Uilson (Bruno Cantini/CAM)


Defesa segura – Para corresponder ao desafio no clássico do próximo domingo, Uilson não conta apenas com os conselhos de Leonardo Silva, mas também com a solidez defensiva apresentada pelo Atlético-MG neste início de temporada.

No Campeonato Mineiro, o Galo apresenta a melhor defesa, ao lado do Cruzeiro, com quatros gols sofridos. Na Libertadores, o rendimento também é excelente, tendo em vista que, em quatro jogos, o clube alvinegro sofreu apenas um gol. Para Leonardo Silva, os ótimos números da defesa darão mais segurança e confiança para Uilson no clássico de domingo.

“A maneira como a equipe vem jogando dá confiança para qualquer um que entra, principalmente para o goleiro, um menino novo que vai ter sua oportunidade num jogo importante, num clássico. Então, a maneira como a equipe vem jogando, por estar sofrendo poucos gols, dá uma confiança. Isso mostra que ele vai ter que fazer o que tem que fazer, ter personalidade, mas com a confiança de todos os companheiros para manter os números. Mas nós temos que dar este retorno dentro de campo, para que ele possa jogar tranquilo, manter o encaixe para que a gente possa passar zerado neste domingo”, afirmou o capitão atleticano.

Conteúdo Patrocinado