Adiantado, Júnior Urso se destaca e finaliza mais que trio ofensivo do Galo - Gazeta Esportiva
Adiantado, Júnior Urso se destaca e finaliza mais que trio ofensivo do Galo

Adiantado, Júnior Urso se destaca e finaliza mais que trio ofensivo do Galo

Gazeta Esportiva

Por Do correspondente Gustavo Aleixo

15/04/2016 às 08:00 • Atualizado: 15/04/2016 às 15:21

Belo Horizonte, MG

Volante foi escalado como meia e somou sete arremates a gol na partida (Bruno Cantini/CAM)
Volante foi escalado como meia e somou sete arremates a gol na partida (Bruno Cantini/CAM)


Sem contar com Luan, lesionado, o técnico Diego Aguirre escalou o Atlético-MG, nessa quinta-feira, contra o Melgar, no Mineirão, com um meio-campo formado por Leandro Donizete, Rafael Carioca e Júnior Urso. Mas se engana quem acredita que o Galo entrou em campo com três volantes.

Em entrevista coletiva após a partida, que terminou com vitória atleticana por 4 a 0, o comandante atleticano salientou que Júnior Urso, na verdade, atuou como meia pelo lado direito do ataque, preservando o esquema com dois volantes bastante utilizado em 2016.

“Hoje não jogamos com três volantes, jogamos com dois. Jogou Urso na posição de Luan e jogou muito bem. São opções que podemos utilizar, mas hoje voltamos a jogar com dois volantes, com Urso pela direita e Robinho pela esquerda. Não foi com três volantes. Podemos jogar com três volantes? É claro que sim, era uma opção jogar com Júnior Urso, Leandro Donizete e Rafael Carioca. Mas achamos melhor começar com dois volantes e dar a Urso um posicionamento por fora”, salientou.

Atuando pelo lado direito, Urso teve liberdade para invadir a área adversária (Footstats/Reprodução)
Atuando pelo lado direito, Urso teve liberdade para invadir a área adversária (Footstats/Reprodução)


Levando-se em conta o mapa de calor de Júnior Urso na partida, fica evidente o posicionamento apontado por Diego Aguirre, que garantiu liberdade ao jogador para entrar na área, conforme ilustra a imagem. A estratégia deu tão certo que o, então, volante foi o atleta que mais finalizou no jogo, com sete arremates, superando todo o trio titular do ataque atleticano, composto por Cazares, Robinho e Lucas Pratto, que acumulou seis chutes a gol contra o Melgar, segundos dados do Footstats.

Além do número de finalizações, Júnior Urso foi, ao lado do lateral Douglas Santos, o segundo atleta que mais deu assistências para finalizações na partida, com três passes, sendo um deles para o quarto gol atleticano, marcado por Carlos. Vale lembrar que o volante ainda sofreu o pênalti, bem convertido por Pratto, no terceiro tento do Galo.

Diante da boa exibição de Júnior Urso, Aguirre admitiu a possibilidade de seguir utilizando o volante de forma mais avançada, tendo em vista a grave lesão de Luan, que deve ficar fora de combate por um longo período.

“Ele fez um grande jogo e temos que pensar o futuro, perdemos Luan por um tempo e que pode ser muito. Dentre os jogadores que temos, hoje queria dar esta oportunidade para Urso jogar mais por fora e ele foi bem”, colocou Aguirre.

Para Urso, partida desta quinta foi a melhor dele pelo Galo (Bruno Cantini/CAM)
Para Urso, partida desta quinta foi a melhor dele pelo Galo (Bruno Cantini/CAM)


Posicionamento aprovado – Apesar de já ter feito boas partidas pelo Galo neste ano, Júnior Urso não teve dúvidas ao afirmar que a partida contra o Melgar foi a sua melhor com a camisa atleticana.

“Acho que foi sim (a melhor partida) e jogando ainda mais avançado que o normal. Fico feliz, trabalhei para isso durante a semana e aconteceu de eu jogar mais avançado. Consegui fazer uma ótima partida junto dos meus companheiros e saímos com a vitória”, afirmou o jogador, que aprovou o novo posicionamento pedido por Aguirre.

“Gostei. Foi um esquema proposto pelo Aguirre. A gente abraçou a ideia e não importa quem entre em campo ou a posição que a gente jogue, quando se veste esta camisa tem que se entregar ao máximo e foi o que aconteceu”, completou.

Conteúdo Patrocinado