Murray conta com desistência de Raonic e é novo número 1 do mundo - Gazeta Esportiva
Murray conta com desistência de Raonic e é novo número 1 do mundo

Murray conta com desistência de Raonic e é novo número 1 do mundo

Gazeta Esportiva

Por Redação

05/11/2016 às 13:27 • Atualizado: 05/11/2016 às 13:46

São Paulo, SP

2016 é definitivamente o ano de Andy Murray. O escocês de 29 anos pode dizer que fez história, em diversos sentidos. Depois de chegar à semifinal do Masters 1000 de Paris, o tenista contou com uma desistência do canadense Milos Raonic neste sábado, para avançar diretamente à final do torneio francês e alcançar, pela primeira vez em sua carreira, o posto de número 1 do ranking mundial da ATP. Com o feito, ele se torna o primeiro britânico da história do tênis a subir ao topo do mundo desde que o sistema de ranking de pontos foi estabelecido, em 1973.

Em comunicado, o número cinco do mundo afirmou que teve problemas ao levantar de sua cama e se preparar para a partida contra o escocês. "Na sexta-feira, quando a partida estava em 4/2 no primeiro set, senti algo em minha perna. Nesta manhã, tive problemas ao acordar, e ao passar por testes e uma ressonância magnética, foi detectada uma lesão de grau 1 em minha coxa direita. Infelizmente não estarei apto a competir", disse Raonic.

Andy Murray alcançou o topo do ranking mundial pela primeira vez na carreira neste sábado (Foto: FRANCK FIFE/AFP)
Andy Murray alcançou o topo do ranking mundial pela primeira vez na carreira neste sábado (Foto: FRANCK FIFE/AFP)


Com a desistência, Andy Murray avança diretamente à final em Paris. A vaga garantiu ao escocês a quantia de 600 pontos necessários para bater Novak Djokovic, na luta pelo topo do mundo do tênis. Caso seja vice-campeão do Masters, Murray terá 10,785 pontos na próxima segunda-feira, enquanto o sérvio acumulará 10,780. Em caso de vitória, a diferença subirá para 11,185.

Esta é a coroação de um trabalho árduo executado pelo escocês. Em junho de 2016, no início de Roland Garros, Murray estava cerca de 8 mil pontos atrás de Djoko. Desde o final da última temporada, o sérvio perdeu 5,805 pontos no circuito, enquanto o novo número 1 do mundo cedeu apenas 1,840. No total, Novak Djokovic permaneceu no topo do mundo por 122 semanas. Já Murray precisou de 76 semanas como número 2 para enfim atingir o posto mais almejado pelos tenistas.

Em 2016, o escocês fez uma temporada recheada de boas atuações. Foram três finais de Grand Slam, uma vitória, sobre o próprio Raonic em Wimbledon (o segundo título da carreira), e as derrotas em Roland Garros e no Aberto da Austrália, para o rival Djokovic. Além disso, faturou o bicampeonato olímpico inédito, ao triunfar sobre o argentino Juan Martín Del Potro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

No âmbito pessoal, Murray deu as boas vindas a sua primeira filha com a esposa Kim Sears, Sophia. A garotinha nasceu em fevereiro, levando o escocês a recarregar as energias para permanecer mais tempo ao lado da herdeira. A partir de maio, ele retomou a força nos torneios, faturando o Masters 1000 de Roma, também sobre Djoko. A sequência foi um acumulado de títulos, ATP 500 de Londres e Pequim, e mais dois Masters, de Xangai e Viena.

Agora, para aumentar a gordura de pontos sobre o sérvio, novo número 2 do mundo, o escocês tentará a vitória nas quadras de Paris. Para isso, enfrentará o americano John Isner, que eliminou o croata Marin Cilic na manhã deste sábado, por 2 sets a 0, 6/4 e 6/3. Em caso de vitória, Murray acumulará seu 74º triunfo somente nesta temporada, batendo seus próprios recordes pessoais. A partida está marcada para este domingo, às 9h15 (de Brasília).

Conteúdo Patrocinado