Gazeta Esportiva

Sandrafelis Tuei conquista a São Silvestre pela 2ª vez, e Jenifer do Nascimento fica em 3º

Foto: Peter Leone/Ofotografico/GPress)

Campeã em 2018, a queniana Sandrafelis Tuei repetiu o feito nesta sexta-feira e foi a grande vencedora da 96ª edição da São Silvestre. O bi veio com muita tranquilidade, já que a corredora abriu grande vantagem na liderança a partir da metade da prova, cravando o tempo de 50’06. A segunda colocação ficou com a etíope Yenenesh Dinkesa, enquanto a brasileira Jenifer do Nascimento ocupou a terceira posição.

As brasileiras Valdinele dos Santos Silva e Franciane dos Santos Moura também foram grandes destaques, terminando na quarta e quinta colocação, respectivamente.

A corrida desta sexta marcou o retorno da São Silvestre, já que a prova de rua mais tradicional da América Latina não foi realizada, devido ao estado crítico da pandemia. Nesta edição, foram adotados protocolos anticovid, como a recomendação do uso de máscaras na largada e na chegada e o limite de 20 mil inscritos.

A prova foi inicialmente disputada passo a passo por Sandrafelis e por Yenenesh, que abriram grande distância para o restante das corredoras dez minutos após a largada. No entanto, apenas a queniana manteve o ritmo a partir da metade da corrida, deixando a etíope para trás.

A prova – Na largada, quem tomou a dianteira foi a queniana Sandrafelis Tuei, que conquistou a prova em 2018. Ela foi seguida de perto pela etíope Yenenesh Dinkesa, vice-campeã da última Maratona de Paris. A brasileira Luisa Duarte também fez um bom início, mas foi ficando para trás aos poucos.

Depois dos dez primeiros minutos, Sandrafelis e Yenenesh se desgarraram e iniciaram uma disputa particular, praticamente pareadas. A temperatura amena colaborou para que as africanas mantivessem um bom ritmo do início ao final da prova.

A partir da metade do trajeto, Sandrafelis seguiu em alta velocidade, enquanto Yenenesh não conseguiu manter o passo que vinha apresentando. Assim, a queniana abriu uma grande vantagem na liderança, encaminhando a vitória com antecedência.

A temida subida da Avenida Brigadeiro Luís Antônio não foi um obstáculo para Sandrafelis, que não deu brecha para as suas concorrentes e mantendo uma distância de mais de 250 metros para as outras corredoras. A consagração veio no número 900 da Avenida Paulista, com o tempo de 50’06.

As brasileiras não protagonizaram a briga no pelotão de frente, mas obtiveram resultados bastante positivos nesta edição da São Silvestre. Jenifer do Nascimento terminou na terceira colocação, enquanto Valdilene dos Santos Silva e Franciane dos Santos Moura ficaram na quarta e quinta posição, respetivamente.

Exit mobile version