Ronaldo brilha, mas Portugal só empata e se classifica em terceiro - Gazeta Esportiva
Ronaldo brilha, mas Portugal só empata e se classifica em terceiro

Ronaldo brilha, mas Portugal só empata e se classifica em terceiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/06/2016 às 14:54 • Atualizado: 22/06/2016 às 16:35

São Paulo, SP

Cristiano Ronaldo foi decisivo para Portugal, marcando dois gols (Foto: PHILIPPE DESMAZES/AFP)
Cristiano Ronaldo foi decisivo para Portugal, marcando dois gols (Foto: PHILIPPE DESMAZES/AFP)


Portugal entrou em campo nesta quarta-feira em busca de uma vitória para se classificar em primeiro lugar do Grupo F da Eurocopa. Enfrentando a Hungria, o time de Cristiano Ronaldo não teve moleza e sofreu para conseguir um empate em 3 a 3 que garantiu aos lusos a terceira colocação da chave. Agora, a seleção portuguesa se prepara para encarar a Croácia nas oitavas de final, que terminou como líder de seu grupo após vencer a atual campeã Espanha no jogo decisivo.

Acostumado a atuar pela ponta esquerda no Real Madrid, Cristiano Ronaldo mais uma vez demonstrou dificuldades em se adaptar em um posicionamento ofensivo mais centralizado. Nas poucas vezes que trocou de posição com algum companheiro conseguiu criar boas oportunidades para Portugal, que tinha como válvula de escape a velocidade de Nani e, posteriormente, de Quaresma no segundo tempo.

Já a Hungria, que terminou a fase de grupos como líder do Grupo F, também espera os resultados do Grupo E para descobrir quem será seu rival nas oitavas de final, já que irá enfrentar o vice-colado desta chave.

O Jogo - A partida não contou com muitas emoções no início, entretanto, foi a Hungria quem demonstrou maior eficiência nos primeiros momentos do confronto. Aos 18 minutos o volante Gera aproveitou rebote da defesa rival após cobrança de escanteio, matou no peito na entrada da área e disparou um petardo, sem chances para Rui Patrício, que viu a bola morrer no fundo das redes. Aos 37 anos, o jogador húngaro se tornou o segundo atleta mais velho a marcar um gol na Eurocopa.

Ciente da necessidade de Portugal buscar o empate, a Hungria permaneceu compacta na defesa e explorando os contra-ataques pelas pontas. Aos 39 minutos o time do leste europeu quase ampliou em jogada pela direita, porém o zagueiro Pepe foi providencial para jogar a bola para a linha de fundo e evitar um prejuízo ainda maior. A resposta da seleção portuguesa veio nos minutos seguintes.

Em um dos raros momentos que Cristiano Ronaldo deixou a posição de atacante mais centralizado para buscar o jogo, o craque do Real Madrid encontrou Nani livre e com um passe açucarado deixou seu companheiro na cara do gol, precisando apenas bater seco para tirar do goleiro e igualar o duelo aos 41 minutos da etapa inicial. O tento animou Portugal, que ainda tentou a virada antes do apito final, mas teve de ir para o intervalo com o empate em 1 a 1.

Na volta para o segundo tempo o técnico de Portugal, Fernando Santos, decidiu alterar a equipe e colocou o jovem Renato Sanches em campo, no lugar de João Moutinho. Apesar da substituição a equipe continuou exibindo fragilidades e logo no primeiro minuto da etapa complementar, em cobrança de falta, a Hungria chegou ao segundo gol com Dzsudzsak. O jogador contou com o desvio da barreira para vencer Rui Patrício, que nada pôde fazer ao ver a bola mudar de trajetória.

Portugal, no entanto, não se rendeu e três minutos mais tarde Cristiano Ronaldo deixou tudo igual novamente. Em jogada pela direita o craque do Real Madrid demonstrou habilidade para arrematar de letra e vencer o goleiro Király. Com o gol a equipe vice-campeã europeia de 2004 cresceu e quase virou o placar com Nani, que até tentou empurrar a bola para o fundo das redes com o carrinho, mas chegou atrasado e acabou não aproveitando o bom passe rasteiro de João Mário.

O segundo tempo continuava fervendo em Lyon e a Hungria não deu moleza para Portugal, que ainda desfrutava o empate quando os adversários tiveram mais uma falta perigosa próxima à área. Desta vez, Dzsudzsak foi para a cobrança e teve seu chute rebatido na barreira, porém, na volta, o jogador levou para o meio e bateu firme com a perna esquerda. A bola ainda resvalou em Nani antes de morrer no canto direito do goleiro português, que mais uma vez viu sua própria defesa contar com o azar na hora de bloquear o arremate.

Apesar do revés, Portugal tinha Cristiano Ronaldo. O camisa 7 mais uma vez foi decisivo e chegou ao seu segundo gol na partida aos 16 minutos da etapa complementar, quando aproveitou cruzamento de Quaresma para subir mais alto que a defesa adversária e vencer o goleiro Király. A seleção portuguesa ainda tentou pressionar os rivais nos instantes finais da partida, mas teve de se contentar com o empate e, consequentemente, com a terceira colocação do Grupo F.

 FICHA TÉCNICA
HUNGRIA 3 X 3 PORTUGAL

Local: Stade de Lyon, em Lyon (França)
Data: 22 de junho de 2016, quarta-feira
Horário: 13h00 (de Brasília)
Árbitro: Martin Atkinson (ING)
Assistentes: Michael Mullarkey (ING) e Stephen Child (ING)
Cartões Amarelos: Guzmics, aos 12 do 1ºT, Juhasz, aos 27 do 1ºT, e Gera, aos 33 do 1º T (Hungria);

GOLS: Gera (18/1ºT) e Dzsudzsak (1 e 10/2ºT) (Hungria); Nani (41/1ºT) e Cristiano Ronaldo (4 e 16/2ºT) (Portugal)

HUNGRIA: Király; Adam Lang, Richard Guzmics, Roland Juhász e Korhut; Zoltán Gera (Bese), Pintér, Dzsudszák, Elek e Lovrencsics (Stieber); Szalai (Németh)
Técnico: Bernd Storck

PORTUGAL: Rui Patrício; Vierinha, Pepe, Ricardo Carvalho e Eliseu; João Mário, João Moutinho (Renato Sanches), William Carvalho e André Gomes (Quaresma); Nani (Danilo Pereira) e Cristiano Ronaldo
Técnico: Fernando Santos

Conteúdo Patrocinado