Zé Roberto crê que faixa de capitão fez Dudu amadurecer como jogador - Gazeta Esportiva
Zé Roberto crê que faixa de capitão fez Dudu amadurecer como jogador

Zé Roberto crê que faixa de capitão fez Dudu amadurecer como jogador

Gazeta Esportiva

Por Edoardo Ghirotto

28/10/2016 às 08:08 • Atualizado: 28/10/2016 às 10:47

São Paulo, SP

Os jogadores Dudu e Zé Roberto (D), da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Zé Roberto concordou em ceder a braçadeira de capitão para o atacante Dudu (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)


A inteligência do técnico Cuca em dar a braçadeira de capitão a Dudu levou ao amadurecimento profissional do atacante. A avaliação é do lateral esquerdo Zé Roberto, que, aos 42 anos, abriu mão de ser o líder do Palmeiras dentro de campo para que o treinador pudesse resgatar a confiança e a motivação do camisa 7.

Zé Roberto havia sido escolhido por Cuca para assumir a faixa de capitão após a ida do goleiro Fernando Prass para a Seleção olímpica. Após três jogos sem vitórias e uma queda brusca no rendimento da equipe, o treinador conversou com o veterano e decidiu passar a braçadeira para Dudu - que havia amargado até a reserva em uma das partidas deste período.

No primeiro jogo como capitão, no triunfo por 2 a 1 contra o Vitória, Dudu reencontrou o bom futebol e deu uma assistência para Cleiton Xavier. Na condição de líder, o camisa 7 disputou 12 partidas pelo Brasileirão, vencendo oito e empatando outras quatro.

"Vejo isso de uma forma muito positiva. Hoje o Dudu é totalmente diferente do jogador que eu conheci no Grêmio. Ele está mais maduro, motivado e mais líder", afirmou Zé Roberto.

"[Ser capitão] trouxe um crescimento para a carreira do Dudu e para o nosso grupo. Ele assumiu essa responsabilidade. E seu crescimento tem levado ao crescimento do elenco", acrescentou. "O Cuca foi muito inteligente no que fez. Acredito que além de descobrir o líder que temos hoje, ele poderá fazer isso acontecer com outros atletas".

Dudu, jogador do Palmeiras, comemora seu gol durante partida contra o Sport, válida pela trigésima segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2016.
Dudu tem reencontrado o bom futebol desde que assumiu a faixa de capitão (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


A visão de Zé Roberto se apoia na passagem da braçadeira de capitão para Gabriel Jesus, de 19 anos, no empate por 1 a 1 contra o Grêmio, pela Copa do Brasil. A decisão de eleger o atacante como líder foi tomada após o treinador optar por uma escalação mista e que não contemplava a participação de Dudu.

"O fato de o Jesus ter sido capitão aos 19 anos passa uma resposta para os jogadores. Mostra que todos são iguais no grupo, independentemente de quem seja nosso capitão. Todos têm o mesmo foco e sabem que precisam estar motivados, porque cada um tem a sua parcela de liderança para favorecer o grupo", analisou Zé Roberto.

Invicto há 15 rodadas no Brasileirão, o Palmeiras enfrentará o Santos, na Vila Belmiro, com a missão de ampliar a vantagem na primeira colocação. A equipe dirigida por Cuca está com 67 pontos e possui seis de vantagem para o vice-líder Flamengo. Restam apenas seis rodadas para o término do campeonato.

Conteúdo Patrocinado