STJD julga Atlético-PR por injúria racial de torcedor contra Tchê Tchê - Gazeta Esportiva
STJD julga Atlético-PR por injúria racial de torcedor contra Tchê Tchê

STJD julga Atlético-PR por injúria racial de torcedor contra Tchê Tchê

Gazeta Esportiva

Por Redação

26/08/2016 às 22:06

São Paulo, SP



Antes do jogo contra o Palmeiras, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, um torcedor do Atlético-PR chamou Tchê Tchê de “macaco” na Arena da Baixada. Denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD), o clube paranaense será julgado às 17 horas (de Brasília) da próxima quarta-feira.

“Embora a conduta tenha sido praticada por um torcedor, sua antidesportividade pode ser atribuída igualmente ao clube, responsável pelo comportamento de seus seguidores”, informou o STJD por meio de seu site oficial em nota publicada na noite desta sexta-feira.

O Atlético-PR foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

O episódio de injúria racial foi flagrado pela TV Palmeiras e publicado na Internet. Assim o Atlético-PR pode receber suspensão de 120 a 360 dias, além de pegar multa de R$ 100 a R$ 100 mil. O torcedor, se identificado, fica proibido de entrar no estádio por no mínimo 720 dias.

Conteúdo Patrocinado