Simone Biles não vai participar da final de solo nos Jogos de Tóquio

AFP - São Paulo,SP

01-08-2021 01:19:36

A ginasta americana Simone Biles não vai participar da final no solo nos Jogos de Tóquio, na segunda-feira, anunciou neste domingo a federação americana da modalidade através do Twitter.

"Simone retirou-se da final do evento de solo e vai tomar uma decisão sobre a trave (que será na terça-feira) ainda esta semana. De qualquer forma, estamos todos apoiando você, Simone", divulgou a USA Gymnastics.

Biles já tinha desistido de participar daa competições de salto e barras assimétricas, alegando necessidade de proteger sua saúde física e mental.

Caso confirme sua participação na trave de equilíbrio, esta será a última de Biles nas Olimpíadas do Japão.

Biles, de 24 anos, relatou que estava lutando com "demônios na cabeça" e muita pressão para administrar pelas expectativas criadas a respeito de sua participação nos Jogos. Além de revelar que seu corpo e sua mente não estão em sintonia, o que a leva a perder o equilíbrio quando realiza acrobacias durante os saltos, o que chamou de “twisties”.

Simone Biles desiste de mais uma prova nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Foto: MARTIN BUREAU / AFP

"Assim que eu piso no tablado, sou só eu e a minha cabeça, lidando com demônios em minha cabeça. Tenho que fazer o que é certo para mim e concentrar na minha saúde mental, e não prejudicar minha saúde e meu bem-estar, explicou a americana à imprensa na terça-feira, após interromper sua participação na final da disputa geral por equipes.

A americana, que conquistou cinco medalhas na Rio 2016, explicou que precisava proteger sua saúde mental e que estava com menos confiança do que antes.

Depois dos Jogos no Rio de Janeiro, Biles tirou um ano sabático. Ela revelou que estava entre as vítimas de agressão sexual do médico da equipe americana de ginástica Larry Nassar, atualmente preso, e se identifica como "uma sobrevivente".

Ela também denunciou publicamente a passividade das autoridades esportivas americanas. "Depois de tudo o que enfrentei com a federação, reencontrar o amor ao esporte e ser simplesmente Simone tem sido um longo caminho", afirmou recentemente.

Deixe seu comentário