Lenda do atletismo Carl Lewis quer adiamento das Olimpíadas por dois anos - Gazeta Esportiva
Lenda do atletismo Carl Lewis quer adiamento das Olimpíadas por dois anos

Lenda do atletismo Carl Lewis quer adiamento das Olimpíadas por dois anos

Gazeta Esportiva

Por AFP

22/03/2020 às 18:54 • Atualizado: 22/03/2020 às 19:17

São Paulo, SP

Nove vezes campeão olímpico de atletismo, o americano Carl Lewis pediu o adiamento por dois anos dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, em entrevista realizada neste domingo para uma emissora norte-americana. O ex-atleta, porém, é contra qualquer tentativa de cancelar o evento.

A lenda do atletismo de 58 anos explicou que apoia os pedidos de adiamento feitos pela USA Track and Field (Federação de Atletismo) e pela USA Swimming (Federação de Natação) devido aos problemas que surgiram por causa da pandemia do coronavírus no mundo.

COI tomará uma decisão em quatro semanas (Foto: FABRICE COFFRINI/AFP)


"A melhor parte disso tudo é que estão mandando solidariedade com essa mensagem", declarou Lewis.

O ex-velocista explicou acreditar "que é realmente difícil para um atleta se preparar, treinar, se manter motivado se há incerteza total. Isso é o mais difícil". "Como é um problema de saúde, está além do controle de todos. Acredito que a maioria dos atletas aceitaria" o adiamento, continuou.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão programados para começar em 24 de julho, enquanto que as competições classificatórias de natação e atletismo nos Estados Unidos para o evento estão agendadas para junho.

Muitos atletas têm brigado para poder continuar treinando, em um momento em que são obrigados a permanecerem isolados em casa para evitar a propagação do vírus.

"Os atletas não podem se preparar para os Jogos Olímpicos se não houver uma competição olímpica", enfatizou Lewis. "Acredito que a Federação de Atletismo, neste caso, deu um passo na direção certa. Acredito que estão criando uma mensagem que coloca os atletas em primeiro lugar e acho que os atletas apreciam isso".

Lewis pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) que considere adiar os Jogos Olímpicos até 2022, para após os Jogos de Inverno de Pequim-2022.

"Alguns atletas estão a ponto de se aposentarem e isso pode doer, mas, na realidade, temos que pensar no que for melhor para a maioria", concluiu.

Conteúdo Patrocinado