Gazeta Esportiva

Judoca argelino é suspenso após se recusar a lutar com israelense em Tóquio

(Foto: Franck FIFE / AFP)

O judoca argelino Fethi Nourine, que se recusou a enfrentar um adversário israelense nos Jogos de Tóquio, foi suspenso pela Federação Internacional de Judô (IJF) e seu credenciamento foi retirado, anunciou a entidade.

Nourine desisitiu de participar das Olimpíadas após saber o resultado do sorteio dos confrontos do toneio, que indicou que ele poderia enfrentar na segunda rodada israelense Tohar Butbul, caso vencesse na estreia o sudanês Mohamed Abdalrassool.

Por conta desta possibilidade, o judoca da Argélia deu uma entrevista a uma emissora de televisão de seu país e anunciou que estava abandonando os Jogos Olímpicos, explicando sua decisão como uma forma de apoio à “causa palestina”.

Neste sábado, o comitê executivo da IJF anunciou que suspendeu provisoriamente o judoca e seu técnico, Amar Benikhlef.

Já o Comitê Olímpico da Argélia retirou o credenciamento de Nourine e indicou que ele e seu treinador retornariam ao país.

Para a Federação Internacional de Judô, a decisão do atleta argelino está “em total oposição à filosofia” da entidade. A IJF tem “uma política rígida de não discriminação e promove a solidariedade como princípio fundamental”.

Não é a primeira vez que Nourine desiste de uma competição por esses motivos. Ele já agiu de maneira semelhante na Copa do Mundo de Tóquio em 2019.

Exit mobile version