Imperador japonês diz que organizar Jogos durante pandemia está "longe de ser fácil" - Gazeta Esportiva
Imperador japonês diz que organizar Jogos durante pandemia está "longe de ser fácil"

Imperador japonês diz que organizar Jogos durante pandemia está "longe de ser fácil"

Gazeta Esportiva

Por AFP

22/07/2021 às 10:42

São Paulo, SP

O imperador japonês Naruhito destacou nesta quinta-feira o desafio de organizar os Jogos Olímpicos durante uma pandemia, em encontro com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, informou a mídia local.

Bach fez uma visita de cortesia ao palácio imperial na véspera da cerimônia de abertura dos Jogos, na qual o imperador deverá anunciar o início do evento.

"Gerenciar os Jogos, enquanto são tomadas todas as medidas possíveis contra a covid, ao mesmo tempo, está longe de ser uma tarefa fácil", disse o imperador a Bach em inglês, de acordo com a agência Kyodo News.

"Gostaria de homenagear os esforços de todos aqueles que estiveram envolvidos na organização dos Jogos nas diferentes sedes", disse ele.

O imperador, de 61 anos, estará na cerimônia de abertura na sexta-feira, que deve contar com apenas cerca de 950 autoridades e dirigentes devido às rígidas medidas sanitárias que impediram o público de comparecer ao evento.

Tóquio enfrenta um aumento nos casos de covid devido à variante Delta, registrando 1.979 infecções nesta quinta-feira, o maior número desde a onda de inverno.

No mês passado, o primeiro-ministro Yoshihide Suga foi forçado a negar as alegações de que Naruhito estaria "preocupado" com a possibilidade de as Olimpíadas espalharem a covid.

A expectativa é de que Naruhito declare os Jogos abertos, mas alguns relatos sugerem que ele poderia evitar a palavra "celebrar" devido ao contexto pandêmico.

O imperador, que subiu ao trono em 2019, é o presidente de honra das Olimpíadas de Tóquio.

Os membros da família imperial não deverão comparecer a outros eventos olímpicos, a maioria dos quais acontecerá com portões fechados para limitar infecções.

O pai de Naruhito, Akihito, inaugurou os Jogos Olímpicos de Inverno de Nagano em 1998, enquanto seu avô, Hirohito, declarou abertos os Jogos Olímpicos de Verão de 1964 em Tóquio e os Jogos Olímpicos de Inverno de 1972 em Sapporo.

Conteúdo Patrocinado