Gazeta Esportiva

Canadá não enviará atletas para Olimpíadas de Tóquio caso evento deixe de ser adiado

O Canadá é o primeiro país a se retirar oficialmente dos Jogos Olímpicos de Tóquio (Foto: Reprodução/ Twitter)

Nas últimas horas deste domingo, o Comitê Olímpico e Paralímpico do Canadá decidiu que não vai enviar atletas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, inicialmente com início em julho deste ano. A iniciativa se deu em função da pandemia do coronavírus.

O COC e CPC, em conjunto, pediu o adiamento das Olimpíadas para o ano de 2021, como medida preventina. O Canadá é o primeiro país a se retirar o oficialmente do evento. A medida já era cogitada por alguns comitês.

O Comitê Olímpico Internacional anunciou que tomará sua decisão final sobre um possível adiamento do evento dentro de quatro semanas.

Veja a nota emitida pelo Comitê Olímpico do Canadá sobre a retirada dos atletas dos Jogos Olímpicos de Tóquio:
O Comitê Olímpico Canadense (COC) e o Comitê Paralímpico Canadense (CPC), apoiados pelas Comissões dos Atletas, Organizações Nacionais de Esportes e pelo Governo do Canadá, tomaram a decisão difícil de não enviar equipes canadenses aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no verão de 2020.

O COC e o CPC urgentemente pedem ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e à Organização Mundial de Saúde (OMS) que adiem os Jogos por um ano, e oferecemos nosso total apoio em ajudar a navegar todas as complexidades que remarcar os Jogos trará. Apesar de reconhecermos as complexidades inerentes a este adiamento, nada é mais importante que a saúde e segurança dos nossos atletas e da comunidade mundial.

Isto não é somente sobre saúde dos atletas – é sobre saúde pública. Com a COVID-19 e seus riscos associados, não é seguro para nossos atletas, e para a saúde e segurança de suas famílias e à comunidade canadense mais ampla, que atletas continuem treinando para estes Jogos. Aliás, vai contra as orientações de saúde pública que pedimos que todos os canadenses sigam.

O COC e o CPC analisaram a carta e o comunicado enviados pelo COI no domingo. Estamos gratos ao COI por sua garantia que não vai cancelar os Jogos de Tóquio 2020 e apreciamos a importância de acelerar sua tomada de decisão sobre um possível adiamento.

Nós também aplaudimos o COI por reconhecer que assegurar a saúde e bem estar das nações e conter o vírus deve ser nossa prioridade. Estamos no meio de uma crise global de saúde que é muito mais significante que o esporte.

O COC e o CPC gostariam de agradecer aos nossos atletas, parceiros e à comunidade esportiva canadense por sua paciência e por nos emprestar suas vozes nesta época sem precedentes. Nós permanecemos esperançosos que o COI e o IPC vão concordar com a decisão de adiar os Jogos como parte de nossa responsabilidade coletiva de proteger nossas comunidades, e trabalhar para conter a proliferação do vírus.

Exit mobile version