Alemanha vai indenizar famílias de vítimas de atentado em Olimpíadas de 72 - Gazeta Esportiva
Alemanha vai indenizar famílias de vítimas de atentado em Olimpíadas de 72

Alemanha vai indenizar famílias de vítimas de atentado em Olimpíadas de 72

Gazeta Esportiva

Por AFP

31/08/2022 às 12:09

São Paulo, SP

O governo alemão e as famílias de vítimas israelenses do ataque perpetrado durante os Jogos Olímpicos de Munique-1972 assinaram um acordo de indenização, 50 anos depois da tomada de reféns.

O Executivo federal, a região de Baviera e a cidade de Munique vão pagar cerca de 28 milhões de euros (R$ 145,6 mi) aos familiares das vítimas do ataque que deixou 18 mortos. Entre eles, 11 atletas israelenses, disse à AFP um porta-voz da pasta.

A Alemanha também vai tirar a confidencialidade de documentos relacionados ao atentado e à criticada operação de resgate para análise de historiadores alemães e israelenses. O acordo inclui a participação dos familiares em uma cerimônia prevista para segunda-feira em Munique, mas alguns já haviam anunciado um boicote, informou o porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, em nota.




O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, e seu colega israelense, Isaac Herzog, anunciaram que estarão no evento.

"Estamos felizes e aliviados por chegarmos a um acordo" que sirva para alcançar um "esclarecimento histórico, reconhecimento e indenização pouco antes do aniversário de 50 anos e da visita de Estado do presidente israelense à Alemanha", afirmou a nota dos líderes.

"O acordo não é capaz de curar todas as feridas", lamentaram ambos os presidentes, mas demonstra que o Estado alemão assume sua "responsabilidade e reconhece o terrível sofrimento das vítimas e seus familiares", acrescenta o texto.

"Quero expressar minha gratidão por este importante passo dado pelo governo alemão, liderado por Scholz [chanceler alemão, Olaf], assumindo sua responsabilidade e disponibilizando indenizações pela injustiça histórica às famílias das vítimas do massacre de Munique", afirmou Herzog.

Conteúdo Patrocinado