Ana Cláudia pega cinco meses de gancho e pode correr no Rio 2016 - Gazeta Esportiva
Ana Cláudia pega cinco meses de gancho e pode correr no Rio 2016

Ana Cláudia pega cinco meses de gancho e pode correr no Rio 2016

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/05/2016 às 23:21

São Paulo, SP

Suspensão de atleta brasileira acaba antes dos Jogos do Rio 2016 (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Suspensão de atleta brasileira acaba antes dos Jogos do Rio 2016 (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


A velocista Ana Cláudia Lemos foi condenada a cinco meses de suspensão por doping e poderá participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. A decisão saiu em julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na noite deste sábado.

Ana Cláudia testou positivo para oxandrolona em exame antidoping realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) em 3 de fevereiro. A suspensão começa a valer a partir do dia do teste, por isso se encerra em 5 de julho, um mês antes das Olimpíadas.

A suspensão da velocista brasileira foi tomada em decisão unânime do pleno do STJD da CBAt, em sessão que contou com seis auditores. A ABCD deve recorrer da decisão à Corte Arbitral do Esporte, instância jurídica máxima do esporte mundial, com sede na Suíça.

Ana Cláudia, recordista sul-americana dos 200m rasos e brasileira dos 100m, é considerada peça fundamental nas pretensões da equipe nacional em brigar por uma medalha no revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. No Mundial de 2013, o time brasileiro era dono da segunda posição até derrubar o bastão na última passagem.

Este foi o segundo julgamento do caso. Em primeira instância, o STJD decidiu, por três votos a dois, dar apenas uma advertência a Ana Cláudia, em uma sessão que durou sete horas. A defesa alega que a substância proibida, um esteroide anabolizante, foi ingerida acidentalmente pela atleta por causa da contaminação cruzada de um medicamento produzido em farmácia de manipulação.

Conteúdo Patrocinado