Copa do Mundo de Esgrima no Egito pode definir vaga olímpica para o Brasil; na Alemanha, disputa será na espada - Gazeta Esportiva
Copa do Mundo de Esgrima no Egito pode definir vaga olímpica para o Brasil; na Alemanha, disputa será na espada

Copa do Mundo de Esgrima no Egito pode definir vaga olímpica para o Brasil; na Alemanha, disputa será na espada

Gazeta Esportiva

Por Redação

21/02/2024 às 19:12

São Paulo, SP

De olho em pontos no ranking e na classificação ao Jogos Olímpicos de Paris, os esgrimistas do Brasil iniciam nesta quinta-feira (22) participações em duas etapas de Copa do Mundo: de Florete, no Cairo, Egito, e de Espada, em Heidenheim, na Alemanha.

O torneio de equipes na capital egípcia será de vida ou morte para os brasileiros, que mantêm esperanças reais de classificação no florete masculino. Será a última chance de somar pontos visando a classificação para os Jogos de Paris-2024. Para isso, chegar na frente do Canadá, segundo melhor time do continente e adversário direto na disputa é fundamental. A diferença entre as duas equipes é de apenas 15 pontos. Os Estados Unidos devem garantir vaga pelo ranking mundial.

O líder da equipe brasileira é Guilherme Toldo, principal floretista do país. Após participação no Grand Prix de Florete em Turim, na Itália, ele lidera a corrida individual pela vaga continental na arma às Olimpíadas, com 45 pontos.

Além de Guilherme Toldo (34º colocado no ranking da FIE), o Brasil terá em sua equipe Lorenzo Mion (96º), Pedro Marostega (99º) e Paulo Morais (874º). Eles também competirão individualmente.

No individual feminino, o Brasil também estará presente nesta etapa da Copa do Mundo de Florete. Mariana Pistoia e Bia Bulcão são as representantes. Pistoia, vencedora do ranking nacional de 2023, tem a vaga do Pré-Olímpico, no início de abril, em San José, na Costa Rica. Bia também segue na briga por vaga pelo ranking.

Copa do Mundo masculina de espada


Na Copa do Mundo de Espada, em Heidenheim, na Alemanha, o principal nome brasileiro é Alexandre Camargo. Líder do ranking nacional da arma, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2019, ele já está classificado ao Torneio Pré-Olímpico e tenta somar mais pontos no ranking individual na pista germânica.

Além de Camargo (60º colocado no ranking da FIE), representarão o Brasil neste torneio Fabrizio Lazzarotto (191º), Leandro Seini (397º) e Pedro Petrich (488º). Estes três formarão conjunto na competição por equipes da etapa.

Conteúdo Patrocinado