Mascote de Tóquio 2020 será escolhido por crianças - Gazeta Esportiva
Mascote de Tóquio 2020 será escolhido por crianças

Mascote de Tóquio 2020 será escolhido por crianças

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/05/2017 às 16:33

São Paulo, SP

Os japoneses podem enviar propostas de mascotes até 15 de agosto (Foto: Divulgação)


O Comitê Olímpico de Tóquio resolveu inovar na escolha do mascote da próxima edição dos Jogos. Além de ilustradores e designers profissionais, eles convidaram todo o país para participar de uma competição que elegerá os personagens tema das próximas Olimpíadas e Paralimpíadas. A decisão final será feita por crianças do ensino fundamental.

Os organizadores disponibilizaram uma lista de critérios a serem seguidos pelos participantes que desejam ver sua ilustração como um dos símbolos da maior competição esportiva do mundo. Um grupo especializado fará uma seleção inicial, que será apresentada às crianças matriculadas no ensino básico do país.

Os jovens serão os responsáveis por decidir o mascote da próxima competição. Todas as salas de aula opinarão e o desenho que tiver mais votos será eleito para representar o país.

“Dada a importância de mascotes na cultura moderna japonesa, nós sempre soubemos que haveria um grande interesse público na escolha do mascote de Tóquio 2020”, defende Yoshiko Ikoma, vice-presidente do painel do processo da seleção. “Nós acreditamos que este processo dá ao público — e especialmente às crianças— uma oportunidade única de participar do processo de design e seleção”.

Os moradores do Japão poderão participar do concurso entre os dias 1 e 14 de agosto. Os nomes serão escolhidos por especialistas.

O primeiro mascote das Olimpíadas surgiu em 1972, para os Jogos de Munique, na Alemanha. O cão da raça Dachshund foi nomeado Waldi e iniciou a tradição que permanece até hoje. Nos Jogos do Rio 2016, mais de 32 mil votos foram responsáveis pela escolha do nome Vinicius, que homenageia o músico Vinicius de Moraes. O personagem era uma mistura de vários animais e representa a diversidade da fauna brasileira, assim como da cultura e das pessoas.

Conteúdo Patrocinado