Mais de 350 mil pessoas assinam petição no Japão para cancelar os Jogos Olímpicos - Gazeta Esportiva
Mais de 350 mil pessoas assinam petição no Japão para cancelar os Jogos Olímpicos

Mais de 350 mil pessoas assinam petição no Japão para cancelar os Jogos Olímpicos

Gazeta Esportiva

Por AFP

14/05/2021 às 08:24

São Paulo, SP

Ativistas contra os Jogos Olímpicos de Tóquio divulgaram nesta sexta-feira uma petição assinada por mais de 350 mil pessoas para obter o cancelamento do evento esportivo, em um momento de agravamento da pandemia e no qual as autoridades preveem ampliar o estado de emergência no país.

Mais de 350 mil pessoas assinaram a petição virtual "Anulem os Jogos Olímpicos de Tóquio para proteger nossas vidas", criada no início de maio por Kenji Utsunomiya, advogado e que já foi candidato a governador de Tóquio.

O número de assinaturas registrado pela iniciativa em um prazo tão curto "reflete a opinião pública", afirmou Utsunomiya à imprensa, antes de recordar que as pesquisas feitas desde o ano passado mostram que entre 60% e 70% da população é contrária à celebração dos Jogos Olímpicos (23 de julho a 8 de agosto).

"Desta vez, a questão é saber ao que damos prioridade, à vida ou a uma cerimônia e um evento chamado Jogos Olímpicos", afirmou Utsunomiya.

Com a petição, ele solicitou à governadora de Tóquio, Yuriko Koike, que pressione o Comitê Olímpico Internacional (COI) a cancelar os Jogos.

"O COI tem o direito de tomar a decisão de cancelar ou não os Jogos, mas Tóquio, como cidade sede, teria que pedir insistentemente ao COI que cancele os Jogos", declarou.

A iniciativa foi divulgada no mesmo dia em que o Japão deve ampliar o estado de emergência devido à pandemia. Atualmente, a medida está em vigor em seis áreas, incluindo Tóquio, e deve ser estendida a mais três regiões, segundo fontes do governo.

O número de casos de covid continua aumentando no país, com a média de quase 6.000 infecções por dia, enquanto a campanha de vacinação avança em ritmo lento.

Conteúdo Patrocinado