Japão prevê dez mil médicos e enfermeiros para Jogos Olímpicos - Gazeta Esportiva
Japão prevê dez mil médicos e enfermeiros para Jogos Olímpicos

Japão prevê dez mil médicos e enfermeiros para Jogos Olímpicos

Gazeta Esportiva

Por AFP

26/01/2021 às 16:28

São Paulo, SP

O governo japonês pretende mobilizar dez mil médicos e enfermeiros para os Jogos Olímpicos de Tóquio, previstos para acontecer em seis meses, embora o sistema de saúde do país esteja saturado pela pandemia do coronavírus.

Tóquio e dez outros departamentos japoneses se encontram em estado de emergência desde o início do mês para enfrentar o aumento das infecções.

Até agora, na comparação com outros países, o Japão foi menos afetado pela pandemia, registrando cerca de cinco mil mortes em um ano, mas os médicos alertaram que o sistema de saúde corre o risco de entrar em colapso, sobretudo, se os Jogos aumentarem o número de infecções.

"Estamos tentando obter o pessoal médico necessário, cerca de dez mil pessoas, pedindo a médicos e enfermeiros que trabalhem cinco dias por semana durante os Jogos", disse o ministro responsável pelo evento esportivo, Seiko Hashimoto, ao parlamento.



Os organizadores também avaliam quais infraestruturas médicas serão necessárias e como tratar "infecções por covid-19" durante os Jogos, relatou Hashimoto.

O agravamento da pandemia em todo mundo, incluindo no Japão, multiplicou as dúvidas sobre a manutenção deste grande evento esportivo. As Olimpíadas já foram adiadas no ano passado, devido à crise sanitária global. Além disso, várias pesquisas recentes mostraram que a opinião pública japonesa apoia cada vez menos a realização dos Jogos em julho.

O presidente da Associação Médica Japonesa, Toshio Nakagawa, alertou na semana passada para os riscos de receber espectadores estrangeiros. Em entrevista coletiva, o especialista advertiu que " nas circunstâncias atuais, seria "impossível" lhes dar atenção médica em um hospital, se testarem positivo para covid-19".

A previsão é de que cerca de  onze mil atletas do mundo todo participem dos Jogos. Recentemente, os organizadores mencionaram a possibilidade de organizar o evento sem público.

Conteúdo Patrocinado