Comitê Olímpico de Tóquio recebe quase 15 mil propostas para novo logo - Gazeta Esportiva
Comitê Olímpico de Tóquio recebe quase 15 mil propostas para novo logo

Comitê Olímpico de Tóquio recebe quase 15 mil propostas para novo logo

Gazeta Esportiva

Por Redação

07/12/2015 às 09:46 • Atualizado: 07/12/2015 às 09:51

São Paulo, SP

O concurso para escolher o novo logo das Olimpíadas de 2022 terminou superando em muito as expectativas do Comitê Olímpico de Tóquio. A entidade anunciou nesta segunda-feira que foram enviadas 14.599 propostas para o novo desenho, superando as 10.000 esperadas pela entidade. O concurso teve início no dia 24 de novembro, depois que o logo original foi descartado por acusação de plágio.

Diferente do primeiro concurso, que teve apenas 104 envios por ter critérios de seleção mais restritos, qualquer japonês ou estrangeiro residente no Japão podia participar. Agora, um grupo de especialistas irá se reunir para analisar os desenhos enviados e selecionar os 100 ou 200 melhores. O presidente do comitê selecionador do logo, Ryohei Miyata, não descarta colocar a escolha à mercê de votação popular.

"Será um desafio escolher apenas um desenho, mas asseguramos que iremos seguir com o procedimento passo a passo par que nada possa questiona-lo", garantiu o dirigente após a polêmica do primeiro desenho.

A imagem elaborada por Kenjiro Sano e escolhida pelo comitê foi descartada depois que o designer belga Olivier Debie criou polêmica ao acusar o nipônico de plágio, comparando o desenho com sua criação para o Teatro de Liége. O símbolo se assemelha tanto com o selecionado para representar as Olimpíadas que levou o belga a processar o Comitê Olímpico Internacional (COI).

O autor do melhor dos quase 15 mil desenhos receberá um prêmio em dinheiro no valor de um milhão de ienes (cerca de R$ 30 mil) e um convite para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos 2020.

Após acusação de plágio, Comitê de Tóquio abriu concurso que recebeu 15 mil propostas para o novo logo (foto: Divulgação)
Após acusação de plágio, Comitê de Tóquio abriu concurso para escolher novo logo das Olimpídas de 2020 (foto: Divulgação)

Conteúdo Patrocinado