Wada revoga suspensão do laboratório de controle de doping do Rio 2016 - Gazeta Esportiva
Wada revoga suspensão do laboratório de controle de doping do Rio 2016

Wada revoga suspensão do laboratório de controle de doping do Rio 2016

Gazeta Esportiva

Por Redação

20/07/2016 às 19:36

São Paulo, SP

Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem havia sido suspenso pela Wada em junho (Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte)
Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem havia sido suspenso em junho (Foto: Francisco Medeiros/Ministério do Esporte)


 

A Agência Mundial Antidoping (Wada) liberou, nesta quarta-feira, o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) para atuar na realização de exames durante as Olimpíadas e as Paralimpíadas do Rio de Janeiro. A entidade havia suspendido provisoriamente o laboratório no último dia 24 de junho alegando erros técnicos em exames.


“A Wada está muito contente de anunciar que o credenciamento do laboratório do Rio foi restabelecido. Todas as partes trabalharam para resolver o problema identificado para que o laboratório pudesse funcionar de maneira otimizada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, que começam em 5 de agosto”, disse   Os atletas podem estar confiantes de que as amostras antidopings foram fortemente analisadas no laboratório e que também será durante os Jogos”, disse Olivier Niggli, diretor-geral da Wada.


Após a suspensão do LBCD, a Wada formou um grupo para estudar o caso com base nas regras estabelecidas pela instituição. Nesta quarta, o Comitê Disciplinar da entidade apresentou os resultados para o presidente do Comitê Executivo Sir Craig Reedie, recomendando a revogação da suspensão.


A liberação do LCBD se deu após o laboratório cumprir uma série de recomendações exigidas pelo padrão da Norma Internacional de Laboratórios (ISL). Caso a suspensão provisória da Wada tivesse sido mantida, os exames antidoping do Rio 2016 teriam de ser feitos em outro país e os resultados demorariam até cinco dias.

Conteúdo Patrocinado