Vacinação dos membros da organização dos Jogos de Tóquio começa nesta sexta-feira - Gazeta Esportiva
Vacinação dos membros da organização dos Jogos de Tóquio começa nesta sexta-feira

Vacinação dos membros da organização dos Jogos de Tóquio começa nesta sexta-feira

Gazeta Esportiva

Por AFP

18/06/2021 às 10:07

São Paulo, SP

Milhares de voluntários e dirigentes olímpicos começaram a ser vacinados em Tóquio nesta sexta-feira, a pouco mais de um mês para o início dos Jogos, enquanto alguns especialistas insistem em que realizar provas sem espectadores seria a opção mais segura.

A organização dos Jogos de Tóquio 2020 cuida dos últimos detalhes antes da cerimônia de abertura, prevista para 23 de julho. O objetivo é finalizar as regras anticovid que ficarão em vigor durante as Olimpíadas e vacinar o maior número possível de participantes.

Também vai-se decidir sobre a presença, ou não, de espectadores locais nas arquibancadas e, em caso positivo, qual seria a lotação permitida. O público procedente do exterior já está proibido de assistir aos Jogos pela primeira vez na história do maior evento esportivo do planeta.

Os atletas japoneses já começaram a ser vacinados e, nesta sexta, o programa foi estendido ao pessoal olímpico, voluntários e a outras pessoas que estarão junto com os estrangeiros.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) doou doses da vacina da Pfizer/BioNTech para 40.000 pessoas, entre elas funcionários de aeroportos, jornalistas locais e árbitros olímpicos.

Essas doses são diferentes das usadas na campanha nacional de vacinação do Japão, que se acelerou nas últimas semanas, com mais de 6% da população totalmente vacinada.

A organização dos Jogos busca, com isso, convencer o público japonês sobre a segurança do grande evento esportivo mundial.

Na última quinta-feira, o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suko, lembrou que as partidas de beisebol e de futebol continuaram com um número limitado de espectadores durante o estado de emergência, e "poucos focos" de contágio foram detectados.

Ele acrescentou, no entanto, que as medidas poderão ser reforçadas, caso a situação piore.

"Se houver sinais de que o sistema médico enfrenta duras provas, devido a uma nova expansão das infecções, reagiremos de maneira flexível, reforçando as medidas", explicou ele em entrevista coletiva.

Novas orientações sanitárias divulgadas esta semana alertam os atletas que eles poderão ser expulsos dos Jogos caso violem as regras, como usar máscara, ou se submeterem a testes diários.

Os organizadores anunciaram que cerca de 80% dos atletas participantes serão vacinados e não poderão interagir com o público japonês.

O arquipélago japonês foi menos afetado pela pandemia do que outras grandes potências, com 14.000 mortes ligadas à covid desde março de 2020, de acordo com números oficiais.

 

Conteúdo Patrocinado