França nega plano de atentado por brasileiro ligado ao EI no Rio - Gazeta Esportiva
França nega plano de atentado por brasileiro ligado ao EI no Rio

França nega plano de atentado por brasileiro ligado ao EI no Rio

Gazeta Esportiva

Por Redação

19/07/2016 às 22:06 • Atualizado: 19/07/2016 às 22:08

São Paulo, SP

Foto: Christophe SImon/AFP
Brasil terá 85 mil profissionais da segurança nos Jogos e ajuda de agências de todo o mundo  (Foto: Christophe SImon/AFP)


O governo francês negou a veracidade de um plano de atentado terrorista contra a delegação do país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, informou o Palácio do Planalto nesta terça-feira. O esclarecimento ocorre um dia depois da circulação de uma imagem na qual um brasileiro ligado ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI) se diz pronto para realizar um ataque no Rio.

Segundo a Inteligência Militar francesa, o boato foi analisado pelas agências antiterrorismo do país e de diversos países, inclusive pela brasileira (Abin), e visto como falso. Por conta disso, o Ministério da Defesa brasileiro não recebeu nenhuma sinalização dos franceses sobre o suposto plano terrorista.

A preocupação com o risco de um atentado por extremistas islâmicos durante os Jogos Olímpicos aumentou ainda mais após um novo atentado em solo francês, na cidade de Nice, na última quinta-feira (14), onde um homem atropelou e matou 84 pessoas durante a comemoração de um feriado nacional.

Apesar do medo, o ministro da Justiça brasileiro, Alexandre de Moraes, afirmou nesta quinta-feira que os acontecimentos em Nice não mudarão o patamar de risco de atentados durante as Olimpíadas.

“Obviamente, temos que ficar mais atentos, inclusive para demonstrar à população que tudo o que é possível está sendo feito. Tecnicamente não há alteração em termo de probabilidade e possibilidade de atentado no Brasil”, disse Alexandre.

O Brasil terá 85 mil policiais e militares atuando na segurança dos Jogos, além da ajuda de diversos órgãos de inteligência espalhados pelo mundo para rastrear suspeitas de atentados.

Abin garante apuração de ameaças - A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também divulgou uma nota nesta terça-feira para tranquilizar os brasileiros, dizendo que todas as ameaças, desde as mais falsas até as mais prováveis, estão sendo investigadas de maneira profunda. Confira:

“Todas as ameaças relacionadas aos Jogos Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo. Muitas são descartadas e as que merecem atenção são exaustivamente investigadas. Devido à sensibilidade do tema, as ameaças são tratadas, de forma integrada, pelas unidades especializadas de enfrentamento ao terrorismo dos três eixos responsáveis pela Segurança dos Jogos Rio 2016 – Inteligência, Segurança Pública e Defesa. Os órgãos responsáveis pelo planejamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos reafirmam seu compromisso com a garantia integral da segurança de todos os presentes ao grande evento.”

 

Conteúdo Patrocinado