Gazeta Esportiva |

Cientistas norte-americanos defendem o cancelamento das Olimpíadas em agosto

Em Bastidores, Mais Esportes, Olimpíadas 2016
Atualizado em 04/02/2016 - 11:38:39 Compartilhe
São Paulo , SP
A revista Forbes publicou uma coluna nesta quarta-feira contra a Rio 2016 (Foto: Divulgação)
A revista Forbes publicou uma coluna nesta quarta-feira contra a Rio 2016 (Foto: Divulgação)

O vírus Zika continua causando preocupação para os organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira os cientistas norte-americanos Arthur Caplan e Lee Igel publicaram uma coluna na revista Forbes comentando sobre a epidemia e afirmaram que realizar as Olimpíadas com essas condições seria um ato de “irresponsabilidade”.

Leia mais:
Dilma fala em combater zika vírus, principal ameaça das Olimpíadas

“Quem vai ao Rio no meio dessa epidemia do zika vírus? Não as mulheres jovens, que podem engravidar e correr o risco de ter um bebê com deficiência. Não um homem com uma vida sexual ativa, que pode correr o risco de transmitir a doença para sua parceira. Talvez apenas os atletas, técnicos e outros membros das delegações dos países irão viajar ao Rio”, escrevem.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência global por microcefalia, doença causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Os autores da coluna criticam o Comitê Olímpico Internacional, que não se posicionou ainda e provavelmente não irá impedir a realização dos Jogos.

“Os atletas que estão se preparando para competir no Rio não sentem a necessidade de aguardarem por um alerta da OMS. Eles já começaram a estocar repelente, pensando em como se prevenir dos mosquitos. Então os atletas deverão ir ao Rio. Mas de nenhuma maneira o Comitê Olímpico Internacional deveria permitir que eles fossem. Simultaneamente, empresas e a mídia precisam pensar nessas mesmas linhas, colocando a segurança à frente de seus interesses comerciais”, relatou.

Arthur Caplan e Lee Igel acreditam que o turismo carioca irá sofrer com a epidemia e deverá receber menos turistas do que o esperado para o período. Além do risco de transmissão do zika vírus, o Rio de Janeiro irá oferecer perigo aos atletas que irão competir no torneio de vela, que será realizado na Baía de Guanabara, região banhada por águas com alto nível de poluição. A Lagoa Rodrigo de Freitas também apresenta níveis de coliforme fecais altos e é justamente lá que irão ocorrer as provas do remo.

Comente

  • Edesildo Galante

    Não sabem que isso é apenas um detalhe que nós brasileiros passamos aqui em nosso país. Não temos segurança em nada…

  • Felicio Alves Cyrino

    Se não cancelar pelo Zica, vai ser cancelada pela qualidade da água. Pesquisa encomendada por uma central de notícias encontrou locais dos esportes aquáticos pouídos com bactérias de esgoto humano e concentração de vírus em níveis até 1,7 milhão de vezes acima do que seria considerado alarmante em praias no sul da Califórnia, EUA. Um responsavel brasileiro informou que a qualidade da água esta dentro do padrão nacional aceitável e que no Brasil analiza-se apenas a presença de bactérias, virus, não!

    • Rogerio Ap Silva de Andrade

      Esse problema da poluição das águas é realmente grave. As competições aquáticas poderiam ser transferidas para outro local.
      Agora cancelar os jogos acho algo complicado, especialmente para o COI. Isso já foi feito uma vez com a Copa do Mundo Feminina na China (durante a epidemia de gripe aviária), mas a Olimpiada tem bem mais gente envolvida do que uma copa do mundo.

      • Khaos vi Brittania

        Pois eu até hoje não entendi porque não fazem as competições aquáticas em outra cidade, porque há essa obrigação estúpida de focar TUDO na mesma cidade?

        • Rogerio Ap Silva de Andrade

          Eu também penso assim, mas a exigência do COI em manter as competições todas na mesma cidade (exceto futebol) acabam tornando tudo mais caro ao invés de reduzir custos.
          As Olimpíadas deveriam seguir o exemplo do Pan de Toronto e permitir que ela fosse espalhada na região metropolitana na cidade, dividindo o custo entre várias prefeituras e beneficiando-as também na infra-estrutura.

      • pididiamigo

        em suma que se faca as olimpiadas, depois tentamos remediar o irremediavel , espalha-se uma pandemia no planeta por causa de alguns bilhoes superfaturados , e todos juntos pedindo a deus que no salve como sempre das coisas erradas que coetemos , essa e a realidade dura da vida que nos mesmo fazemos

      • ademir oliveira

        Transferir para outro local e deixar que continuem contaminando a água ? As pessoas tem alguns meses pra mudar de hábito. Essa mudança dá tempo !

    • ademir oliveira

      Transferir para outro local e deixar que continuem contaminando a água ? As pessoas tem alguns meses pra mudar de hábito. Essa mudança dá tempo !

  • Maria Genesio

    7×1 ?? … Foi só o aperitivo !!!

  • FabioPalmeiras

    Não tem que cancelar nada.. um cancelamento seria desastroso para o Brasil… só a turma do quanto pior melhor poderia defender um absurdo desses (que não vai acontecer, por óbvio). Uma campanha de limpeza, uma campanha de conscientização, distribuição de repelentes… e pronto. Precaução, nada mais. Afinal, milhões de pessoas vivem aqui (e lá no Rio) e tem que conviver com isso diariamente. Qual a diferença? As Olimpíadas trarão mais pessoas… cuidado redobrado. Só isso.

    • ademir oliveira

      As olimpíadas renderão quanto pro Brasil ? Existe um numero ?

  • Sergio Ivan Micheletto

    MAS SEMPRE TEM ALGUM CRETINO DE OUTRO PAIS FALANDO MAL DO BRASIL E NÃO ESTOU FALANDO DESSE GOVERNO CORRUPTO … LÁ ESTÃO TAMBÉM COM ESSE PROBLEMA … ENTÃO TEM DE PARAR O TURISMO LÁ … UM PAIS QUE CRIA VÍRUS PARA GUERRAS DE CUNHO SÓCIO ECONÔMICAS … NA COPA DO MUNDO AQUI NO BRASIL FALARAM A MESMA COISA SÓ QUE ERA A DENGUE … E QUE ALGUNS ESTADOS SERIAM COMIDOS POR JACARÉS …KKKKKKKKKK … E OLHA SÃO CIENTISTAS BRASILEIROS QUE DESCOBRIRAM ISSO E QUE ESTÃO PRODUZINDO UMA VACINA … PORTANDO CALEM A BOCA AI DE FORA OLHEM MAIS PARA O QUINTAL DE VOCÊS PORQUE FEDEM …

  • NATO Périco

    É fácil combater e exterminar essas doenças. É só construirmos “mais” portos em Cuba, hidroelétricas no equador e Peru, metrô e auto pistas no Panamá, metrô e pontes na Venezuela, barragens e aeroportos em Moçambique entre tantas outras. PT a escória do Brasil.

  • walter.silva

    A que bom seria!!! A exemplo do que ocorreu com a Copa 2014, que passou deixou elefantes brancos e não melhoraram a nossa vida… OBS: Exceto Políticos e empreiteiros os únicos que gostaram da copa.

  • carlos jesus

    no brasil nunca jamais ouvem o povo talvez ouçam os estrangeiros

  • Marcos Miranda Fagundes

    zIKA SÓ? E OS ASSALTOS AS TURISTAS, COMO FICAM?

  • Fernando Kesnault

    Algo que nunca deveeria existir nesse pais seria a Copa do Mundo e Olimpiadas pela falta de tudo que a sociedade vive…eventos dessa natureza requerem Estados que respeitem a sua sociedade nos minimos pontos sociais e economicos.

  • Alex Santos

    Caem fora deste Pais de PeTralhas

  • koinha

    Eu também recomendo!

  • Jose Escada Jr.

    O Brasil vai levar todas as medalhas de ouro destas Olimpíadas no Rio: não vai ter ninguém para concorrer com ele. Pela primeira vez, desde a Grécia antiga, as Olimpíadas acontecerão com apenas um país concorrendo. De vergonha em vergonha, o Brasil vai chegando lá.