Atletismo brasileiro cumpre metas nas Olimpíadas do Rio de Janeiro - Gazeta Esportiva
Atletismo brasileiro cumpre metas nas Olimpíadas do Rio de Janeiro

Atletismo brasileiro cumpre metas nas Olimpíadas do Rio de Janeiro

Gazeta Esportiva

Por Redação

22/08/2016 às 18:20 • Atualizado: 23/08/2016 às 09:57

São Paulo, SP

Thiago Braz quebra recorde olímpico e conquista a medalha de ouro no salto com vara masculino. (Foto: Johannes EISELE/AFP)
A medalha de ouro de Thiago Braz, no salto com vara, foi o melhor resultado do atletismo do Brasil (Foto: Johannes EISELE/AFP)


 

Após as Olimpíadas do Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou um balanço confirmando que a modalidade cumpriu as metas estabelecidas no Programa de Preparação Olímpica. De acordo com a entidade, o desempenho no Rio superou em mais de 100% o dos Jogos de Londres, há quatro anos.

Na capital britânica, o atletismo nacional teve três finalistas em provas de pista e de campo, além de dois corredores entre os oito melhores colocados na maratona, com destaque para o quinto lugar de Marilson dos Santos. Já no Rio de Janeiro, os atletas brasileiros estiveram em 11 finais do atletismo e ganharam uma medalha de ouro, com Thiago Braz no salto com vara.

"Fizemos tudo isso para viabilizar os campings de treinamento e competição no Brasil e no exterior, organizar torneios internacionais, coordenar as viagens de atletas e treinadores pessoais, formar equipes multidisciplinares com médicos, fisiologistas, fisioterapeutas, massagistas, nutricionistas e psicólogos. Quando foi necessário, remanejamos recursos do orçamento da Confederação, sempre com apoio dos membros da Assembleia", explicou o presidente da CBAt José Antonio Martins Fernandes.

O Programa de Preparação Olímpica, elaborado pela CBAt e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), previa quatro objetivos principais: qualificar a maior equipe da história, fazer com que os atletas obtivessem sua melhor marca da temporada, colocar o maior número de atletas e equipes nas finais e conquistar medalha.

O time brasileiro de atletismo cumpriu plenamente todos os quatro objetivos principais. No Rio, a equipe contou com o número recorde de 67 atletas, superando a marca de Pequim 2008, que teve 45 atletas. Além disso, os brasileiros bateram 17 marcas pessoais e chegaram a 11 finais, além do título olímpico conquistado por Thiago Braz.

"Cumprimos nossas metas, o que significa que o planejamento estava correto. Agora é importante revisar o plano geral e adequá-lo para a preparação para os Jogos de Tóquio 2020", completou Fernandes.

Conteúdo Patrocinado