Associação Internacional de Boxe quer atletas profissionais no Rio - Gazeta Esportiva
Associação Internacional de Boxe quer atletas profissionais no Rio

Associação Internacional de Boxe quer atletas profissionais no Rio

Gazeta Esportiva

Por Redação

25/02/2016 às 20:14

São Paulo, SP

Esquiva Falcão ganhou medalha de prata em Londres, e caso a mudança se concretize, poderia buscar o ouro no Rio (Foto: Divulgação)
Esquiva Falcão ganhou medalha de prata em Londres, e caso a mudança se concretize, poderia buscar o ouro no Rio (Foto: Divulgação)


O presidente da Associação Internacional de Boxe (AIBA, na sigla em inglês), Ching-Kuo Wu, afirmou que a intenção da entidade é de que os atletas profissionais possam disputar os Jogos Olímpicos, no Rio, em agosto. Até 2012, em Londres, apenas atletas amadores tinham direito de lutar por uma medalha.

Leia mais:

Em entrevista à Press Association, o mandatário explicou a intenção de mudar. "Nós queremos os melhores atletas nos Jogos. Queremos mudar algumas coisas, até por ser o aniversário de 70 anos da AIBA", afirmou Wu. "Provavelmente, o boxe é a única modalidade que não tem profissionais nas Olimpíadas", concluiu o presidente.

Como as seletivas para os Jogos já estão em andamento, o jeito seria mudar as regras de última hora. A intenção seria dar às federações nacionais o direito de apontar um boxeador profissional para disputar a competição. Nesse caso, atletas do porte de Floyd Mayweather teriam condições de brigar por uma medalha olímpica. "Nós já recebemos o apoio de vários membros de nossa organização", garantiu Ching-Kuo.

Entre os atletas brasileiros, essa mudança poderia afetar, principalmente, Esquiva Falcão, medalha de prata em Londres. Ele tornou-se profissional e não estaria apto a tentar nova conquista, dentro de casa. Com a mudança, a situação se alteraria. Porém, em rede social, Esquiva disse que, melhor do que disputar uma Olimpíada em casa, seria ganhar um cinturão em seu país.

Conteúdo Patrocinado