Bandeira olímpica chega a Tóquio, sede dos Jogos de 2020 - Gazeta Esportiva
Bandeira olímpica chega a Tóquio, sede dos Jogos de 2020

Bandeira olímpica chega a Tóquio, sede dos Jogos de 2020

Gazeta Esportiva

Por Redação

24/08/2016 às 11:06 • Atualizado: 24/08/2016 às 13:36

São Paulo, SP

Tóquio recebe os Jogos de 2020 (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)
Tóquio recebe os Jogos de 2020 em meio a suspeitas de suborno e aumento do orçamento (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)


Sede dos Jogos Olímpicos de 2020, a cidade japonesa de Tóquio recebeu a bandeira oficial das Olimpíadas, nesta quarta-feira. O estandarte chegou pelas mãos da governadora Yuriko Koike, que o recebeu durante a cerimônia de encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, domingo, no Maracanã.

Koike esteve presente no fechamento dos Jogos cariocas, assim como o primeiro-ministro Shinzo Abe, que apareceu no centro do gramado do Maracanã vestido como o personagem Super Mario. No Rio, a política disse que iria estudar como o Brasil realizou as Olimpíadas com orçamento limitado, comparado aos antecessores, para repetir o modelo em Tóquio.

“Parece pesada, mas não é. Sinto apenas o peso da responsabilidade que ela implica. Estou feliz de trazer de volta a abandeira mais de 50 anos depois”, disse Koike.

A capital japonesa recebeu os Jogos de 1964 e reutilizará algumas instalações construídas à época. Mesmo assim, o orçamento inicial já sofreu aumentos substanciais e existem especulações de suborno no processo de escolha da cidade-sede. Tóquio venceu eleição contra Madri e Istambul para receber o evento.

A bandeira olímpica será levada para exibição pelo Japão, com atenção especial para a região de Fukushima, destruída em 2011 após um tsunami que acarretou no derretimento de três dos seis reatores da usina de energia nuclear. O acidente é considerado o maior desastre nuclear desde Chernobil, em 1986.

Conteúdo Patrocinado