Videogame? Piloto faz volta final batendo no muro e vai para final da Nascar - Gazeta Esportiva
Videogame? Piloto faz volta final batendo no muro e vai para final da Nascar

Videogame? Piloto faz volta final batendo no muro e vai para final da Nascar

Gazeta Esportiva

Por Redação

31/10/2022 às 17:47

São Paulo, SP

Por Leonardo Marson e Rodrigo França

Categoria mais popular do esporte a motor dos Estados Unidos, a Nascar protagonizou um dos momentos mais impressionantes do ano no último domingo (30), em Martinsville, que definiu os quatro finalistas da temporada 2022. Ross Chastain acertou o muro e seguiu acelerando na volta final da corrida, avançou da décima para a quinta posição e se garantiu na decisão do campeonato. A corrida no oval de meia milha foi vencida por Christopher Bell.

Para explicar a atitude de Chastain, é necessário entender como funciona a Nascar: o campeonato tem uma temporada regular, que classifica 16 pilotos para os playoffs. A partir daí, são disputadas três fases, cada uma com três corridas, das quais os quatro piores são limados da disputa pelo título. Os pilotos que vencem provas avançam para a rodada seguinte, mas é possível se classificar por pontos.



A corrida em Martinsville fechava o “Round of 8”, que classificou quatro pilotos para a final, marcada para Phoenix, no próximo domingo. Neste contexto, Chastain precisava ganhar posições para se garantir entre os quatro finalistas, e em um traçado tão travado, resolveu jogar o carro contra o muro e seguir acelerando. Deu resultado: o dono do Chevrolet número 1 escalou cinco posições, fez a melhor volta da prova com uma média de 100.483 milhas horárias e se classificou para a decisão.

O feito de Chastain é ainda mais especial considerando que um dos pilotos que foram eliminados foi Denny Hamlin. Os dois se estranharam em pelo menos três oportunidades ao longo da temporada. Em Gateway e em Atlanta, Chastain acertou Hamlin, que abandonou as duas provas. O troco do piloto do Toyota número 11 veio em Pocono, quando rodou o adversário de propósito na etapa de Pocono, em um claro “payback”.

Além de Chastain, a decisão da temporada de 2022 da Nascar contará com Joey Logano, Chase Elliott e Christopher Bell. O último garantiu a classificação justamente em Martinsville, ao vencer a prova. No próximo domingo, em Phoenix, os quatro entram na corrida com a mesma pontuação, e quem chegar na frente entre os quatro será campeão da Nascar.

Conteúdo Patrocinado