Gazeta Esportiva

Em carta aberta, presidente da FIM critica discussão na MotoGP

(Foto: Manan Vatsyayana/AFP)
Após discussão de Rossi e Márquez, presidente da FMI resolveu escrever carta aberta ao fãs da modalidade (Foto: Manan Vatsyayana/AFP)

Depois do entrave protagonizado pelos motociclistas Valentino Rossi e Marc Márquez, Vito Ippolito, presidente da FIM – Federação Internacional de Motociclismo, escreveu uma carta aberta, criticando a postura dos pilotos. Segundo ele, o comportamento recente deles está envenenando a atmosfera da MotoGP.

O clima entre os dois pilotos estremeceu após Rossi derrubar Márquez no Grande Prêmio da Malásia. Como consequência, o italiano foi punido com o posto final na largada da última etapa do Mundial da categoria, em Valência, na Espanha.

“Estamos nos afastando da tradição e do orgulho esportivo que são parte da herança do motociclismo. Todos tem o direito de se expressar a sua maneira. Mas palavras e ações sempre tem consequências, e cada indivíduo tem que se responsabilizar por essas consequências”, afirmou Ippolito.

“Os pilotos, antes de tudo, precisam estar cientes disso. Cada um deles tem milhares de fãs que seguem seu trabalho nas pistas e escutam o que dizem fora delas. Por essa razão, nós olhamos por eles, não apenas neste campeonato mas em todas as nossas disciplinas, para ajustar o melhor exemplo que nosso esporte deve e aspira ser”, continuou.

O caso se apimentou após declaração controversa de Jorge Lorenzo, companheiro de Rossi na equipe. O espanhol afirmou que a punição dada ao italiano não foi justa, já que Márquez foi tirado da prova por Rossi e o mesmo ainda conquistou 16 pontos na disputa. Ambos competem pelo título, e apenas sete pontos separam o segundo colocado Lorenzo do líder Rossi. Assim, Ippolito prosseguiu.

“Pilotos, equipes, fabricantes e patrocinadores devem não apenas respeitar as regras mas aceitar as decisões dos oficiais, quaisquer elas sejam. Ao contrário, eles estão contribuindo para a anarquia e debilitando o desenvolvimento futuro do nosso esporte”, disse o presidente.

“Em nome da FIM e de todos que estão fazendo o seu melhor para trazer uma conclusão feliz a este campeonato, eu expresso minha esperança que na próxima e última rodada em Valência, os pilotos lutem dentro da pista e numa maneira que respeite completamente o espírito de fair play”, finalizou.

A última rodada do Mundial de MotoGP será no próximo dia 8 de novembro, em Valência, na Espanha. Os treinos começam na sexta-feira, dia 6, e a corrida principal será no domingo, às 11h (de Brasília).

 

Exit mobile version