Gazeta Esportiva

Lauda minimiza desobediência em Abu Dhabi e Hamilton não será punido

O britânico Lewis Hamilton não irá sofrer nenhuma sanção da Mercedes após desobedecer as ordens da equipe no GP de Abu Dhabi, que encerrou a temporada de 2016 da Fórmula 1. Em entrevista ao jornal Daily Mail, o ex-piloto da categoria e atual diretor da escuderia alemã, Niki Lauda, disse que o episódio ficou no passado.

“Não é preciso dizer nada para o Lewis (Hamilton). Nós não temos problemas de como ele pilotou em Abu Dhabi. Vamos finalizar este assunto”, declarou Niki Lauda.

Lewis Hamilton não será punido por desobedecer ordens da Mercedes em Abu Dhabi (Foto: Mohammed Al-Shaikh/AFP)

A polêmica se deu após uma controversa atitude do piloto no GP de Abu Dhabi. Na ocasião, o britânico brigava pelo título da temporada da Fórmula 1 com seu companheiro de equipe, Nico Rosberg. Lewis Hamilton liderava a prova e, com isso, necessitava que o alemão, que era o segundo na corrida, ficasse no máximo na quarta colocação para que ele se sagrasse campeão da categoria pela quarta vez em sua carreira.

Com isso, Hamilton diminuiu o ritmo da corrida e segurou Nico Rosberg para que Sebastian Vettel (Ferrari) e Max Verstappen (RBR), que vinham logo atrás, ficassem mais próximos e tivessem a oportunidade de ultrapassá-lo, o que faria com que o inglês ficasse com o título.

Preocupada com o fato de que seus pilotos pudessem perder a prova, a Mercedes chegou a ordenar pelo rádio para que Hamilton apertasse o ritmo, porém, não foi atendida pelo inglês, que segurou o companheiro alemão até a última volta da corrida.

Na ocasião, a atitude deixou o clima nos boxes da Mercedes conturbado e Hamilton chegou a ser criticado até por Sebastian Vettel, que o acusou de “jogo sujo”. No final, porém, Nico Rosberg conseguiu segurar a segunda posição e faturou o título da temporada de 2016 da Fórmula 1, deixando Lewis Hamilton com o vice-campeonato.

Em um primeiro momento, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, afirmou que não iria tolerar a atitude, da qual julgou como “anarquia”. No entanto, a postura da escuderia mudou após o surpreendente pedido de aposentadoria feito por Nico Rosberg na última semana.

Exit mobile version