Gazeta Esportiva

F1 fará teste com corrida classificatória no GP da Inglaterra

Mercedes' British driver Lewis Hamilton drives during the qualifying session on the eve of the Emilia Romagna Formula One Grand Prix at the Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari race track in Imola, Italy, on April 17, 2021. (Photo by Miguel MEDINA / AFP)

O Grande Prêmio da Inglaterra, disputado no circuito de Silverstone, vai receber a primeira corrida classificatória da história da Fórmula 1 no sábado, 17 de julho, evento teste confirmado nesta quarta-feira pelos organizadores da modalidade.

A principal categoria do automobilismo mundial aprovou “unanimemente” um formato de “corrida de classificação” de 100 quilômetros no sábado, a ser testada em três etapas nesta temporada.

Segundo os organizadores, “na sexta-feira (tarde) haverá uma sessão classificatória (tradicional) após a primeira sessão de treinos livres (uma hora pela manhã) que determinará o grid de largada para a corrida de classificação do sábado”.

Depois de uma segunda sessão de treinos livres de uma hora pela manhã, “os resultados da corrida de classificação de sábado determinarão o grid de largada para a corrida de domingo”, realizada numa distância normal, de aproximadamente 300 quilômetros.

“Os três primeiros da corrida de  classificação de sábado serão recompensados com pontos” para o campeonato Mundial: três para o primeiro, dois para o segundo e um para o terceiro.

O objetivo desse novo formato é oferecer mais espetáculo e competição na pista.

Os outros GPs que podem receber a corrida de classificação são da Itália, em Monza (10 a 12 de setembro), e do Brasil, em Interlagos (5 a 7 de novembro), neste caso, se a situação sanitária estiver melhor.

Outro detalhe em relação ao GP da Inglaterra é que, por enquanto, irá receber espectadores.

Exit mobile version