Estreante no Dakar, Adrien se prepara guiado por dicas de Jean Azevedo - Gazeta Esportiva
Estreante no Dakar, Adrien se prepara guiado por dicas de Jean Azevedo

Estreante no Dakar, Adrien se prepara guiado por dicas de Jean Azevedo

Gazeta Esportiva

Por Olga Bagatini, especial para a GE.net

08/10/2015 às 20:40 • Atualizado: 08/10/2015 às 21:03

São Paulo, SP

O francês Adrien Metge será o companheiro do brasileiro Jean Azevedo no Rally Dakar 2016. Representante do Brasil na equipe Honda South America Rally Team, o motovelocista irá percorrer os 9 mil quilômetros da prova off-road pela primeira vez. Embora não tenha muita experiência na categoria, o piloto de 29 anos está aproveitando ao máximo os conselhos do versado Jean, hexacampeão do Rali dos Sertões e que disputará o Dakar pela 18ª vez no próximo ano.

"Estou treinando muito, mas não tenho experiência para saber como me preparar para esse tipo de prova. Eu faço muitas perguntas para o Jean, principalmente sobre preparo físico e ritmo, porque eu já disputei MotoCross e Anduro e a rotina de treinos é bem diferente", afirmou Adrien em coletiva realizada no Salão Duas Rodas 2015. "Nessas provas é preciso andar forte o tempo todo, mas o Dakar é mais duro. Como o percurso é muito longo, preciso acertar o ritmo para não andar forte demais e talvez correr o risco de cair ou cansar. Tenho que encontrar um bom ritmo para conseguir terminar a prova", acrescentou. 

Jean não é o único exemplo a ser seguido por Adrien. Michael, irmão mais velho do francês e piloto da Honda Racing Corporation (HRC Rally Team), estreou na maior competição off-road do planeta em 2013. O pai dos pilotos competiu no Dakar com carro e caminhão, enquanto seu primo, o célebre René Metge, foi tricampeão da prova nos carros (1981, 1984 e 1986), quando a largada ainda era dada em Paris.

Adrien aproveita os conselhos de Jean na preparação para o Rally Dakar 2016 (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


“Eu também pergunto muita coisa para o meu irmão. Faz tempo que ando de moto, mais de 20 anos, e já disputei diversas categorias, mas esse rali é diferente. Estou muito feliz. A vontade de aprender é muito grande e buscarei contribuir com o Jean para garantirmos o melhor resultado possível”, garantiu o piloto, que está no Brasil há um ano e tem se destacado nas competições nacionais - venceu a categoria Production Aberta no Rally dos Sertões 2015 e terminou em terceiro lugar na geral das motos.

Jean, por sua vez, está no Marrocos substituindo o irmão de Adrien na última etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross Country. Michael sofreu uma queda e se lesionou, e a HCR Rally Team convocou o brasileiro para o posto. O piloto de São José dos Campos acredita que a experiência dará ainda mais motivação para o Dakar, além de ser uma boa oportunidade de praticar com CRF 450 Rally, nova moto da equipe.

"Essa participação no Rally de Marrocos está sendo um excelente preparativo para o próximo Dakar. Estou muito motivado. Será um percurso com pouca areia e grande altitude, passando por caminhos montanhosos na Argentina, mas a moto evoluiu bastante, está muito competitiva. O objetivo é alcançar os melhores resultados possíveis a partir da experiência adquirida em 2015 com a HSA Rally Team. Com certeza vamos estar mais preparados e o time todo buscará um bom resultado", assegurou o competidor de 41 anos.

Além de Jean Azevedo e Adrien Metge, outros dois pilotos competirão a bordo de uma CRF 450 Rally: Javier Pizzolito e Kevin Benavides defenderão a Honda Argentina. Pizzolito tem 35 anos e já participou de seis edições do Dakar, enquanto Benavides fará sua estreia. O argentino de 26 anos venceu o Desafio Guarani 2015, no Paraguai, que faz parte do Dakar Series, provas preparatórias para a grande disputa na América do Sul.

A largada do Rally Dakar 2016 será realizada no dia 3 de janeiro, em Buenos Aires. A competição passa pela Bolívia e retorna para a Argentina. A chegada está prevista para o dia 16, em Rosário.


Conteúdo Patrocinado