Gazeta Esportiva

Disputa do prólogo em Goiânia marca início do Rali dos Sertões 2015

Sob sol forte e grande público, a 23ª edição do Rali dos Sertões 2015 teve seu início neste sábado com os 185 participantes, de 115 veículos, ligando os motores no Autódromo Internacional de Goiânia. Eles disputaram o prólogo, atividade que serviu para definir a ordem de largada da etapa de abertura deste domingo.

Realizado integralmente no asfalto pela primeira vez na história, o prólogo teve disputas no formato um contra um, em que os competidores duelaram em um trajeto de 1,9km, no anel interno do circuito. A corrida contrarrelógio no autódromo definiu as posições em que os veículos sairão na primeira etapa da competição, que terá a largada em Goiânia rumo a Rio Verde, em 205,74 quilômetros de trechos cronometrados.

Nas motos, o piloto Dário Júlio, da equipe Honda Mobil, foi o mais veloz dos 38 participantes da categoria, com o tempo de 1min10s7. O mesmo time ainda colocou Tunico Maciel e Adrien Metge na segunda e terceira posições, respectivamente.

Favorito ao título, o pentacampeão Jean Azevedo foi cauteloso e fechou apenas em oitavo, quatro segundo atrás do ponteiro. “Esse ano a organização inovou, colocou o Prólogo no asfalto. Procurei não correr riscos, pois o asfalto com esses pneus de rali é bem perigoso. Meu objetivo era ficar entre os dez primeiros para ter um intervalo de largada de dois em dois minutos. E consegui. Amanhã começa pra valer”, contou.

Pentacampeão, Jean Azevedo fechou o prólogo com o oitavo tempo em Goiânia (Foto: Marcelo Maragni/Vipcomm)

Como prévia das sete etapas da competição entre os carros, Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin, da Divino Fogão Rally Team, desbancaram Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, da Mitsubishi Petrobras, na disputa do autódromo. O Toyota de Varela liderou a sessão com o tempo de 1min06s7, pouco mais de um segundo de vantagem para os atuais campeões.

Campeão de 2012, Marcelo Medeiros dominou as ações entre os sete quadriciclos. Com o tempo de 1min13s1, o piloto da Taguatur Racing deixou para trás o uruguaio Mauro Almeida Serra, que completou o prólogo um segundo depois.

Categoria marcada pelo equilíbrio, com pelo menos oito duplas com grandes chances de título, os UTVs tiveram o veículo de Denísio Casarini e Eduardo Shiga, da Casarini Team, como o grande vencedor. No contrarrelógio, eles anotaram a marca de 1min12s9, tempo que, segundo Casarini, foi surpresa ser o melhor deste sábado.

“Andamos bem na boa, não procuramos forçar. O primeiro lugar foi uma surpresa, nós imaginávamos ficar entre os cinco. Como é um rali de sete dias, precisamos andar as primeiras etapas com cautela. Vamos andar no limite do carro, dos nossos limites, e tentar levar o carro para vitória”, explicou o navegador.

O UTV de Dalger Junqueira e Marcelo Souza (Equipe Cupim de Aço 4×4) foi o segundo mais rápido, com 1min13s6, seguido por Bruno Varela e Mayckon Padilha (Divino Fogão Rally Team), que registraram 1min15s5. O pentacampeão José Hélio, ao lado de Edmilson de Camargo Jr, completou a parcial com o quarto tempo, em 1min16s7.

A primeira etapa da 23ª edição do Rali dos Sertões acontecerá neste domingo, com o trajeto de Goiânia a Rio Verde. Serão 361,14km de percurso, sendo 205,74km de trecho cronometrado.
Abaixo, confira os cinco primeiros colocados em cada categoria no prólogo do Rali dos Sertões:

Motos

1: Dário Júlio – Honda/Honda Mobil – 1min10s7
2: Tunico Maciel – Honda/Honda Mobil – 1min11s6
3: Adrien Metge (FRA) – Honda/Honda Mobil – 1min11s7
4: Ricardo Martins – Yamaha/Yamaha Geração Rinaldi Rally Team – 1min12s
5: Tiago Fantozzi – KTM/X Rally Team – 1min12s7

Quadriciclos

1: Marcelo Medeiros – Prototipo 700/Taguatur Racing – 1min13s1
2: Mauro Sierra (URU) – Yamaha/Charrua Racing – 1min14s1
3: Geison Belmont – BRP Renegade/Meikon Rally Team – 1min16s4
4: Italo Santiago – Yamaha/Prorally – 1min18s8
5: Hélio Carvalho – Yamaha/Prorally Trilhas e Rotas – 1min19s

UTVs

1: Denísio Casarini/Eduardo Shiga – Can-Am/Casarini Team – 1min12s9
2: Dalger Junqueira/Marcelo Sousa- Can-Am/Equipe Cupim de Aço 4×4 – 1min13s6
3: Bruno Varela/Mayckon Padilha – Polaris/Divino Fogão Rally Team – 1min15s5
4: José Hélio/Edmilson de Camargo Jr. – Polaris/Zé e os caras – 1min16s6
5: Gustavo Xavier/Deco Muniz- Polaris/X Race Polaris – 1min16s7

Carros

1:Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin – Toyota/Divino Fogão Rally Team – 1min06s7
2º: Guilherme Spinelli/Youssef Haddad – Mitsubishi/Mitsubishi Petrobras – 1min07s9
3: Marcos Baumgart/Kleber Cincea – Ford/X Rally Team/NWM – 1min09s8
4: Cristian Baumgart/Beco Andreotti- Ford/X Rally Team/NWM – 1min10s3
5: Sylvio Netto/ Rogério Almeida – Mitsubishi/Mitsubishi Ralliart Brasil – 1min11s

Exit mobile version