Di Grassi faz corrida de recuperação e termina em 2º na abertura da FE - Gazeta Esportiva
Di Grassi faz corrida de recuperação e termina em 2º na abertura da FE

Di Grassi faz corrida de recuperação e termina em 2º na abertura da FE

Gazeta Esportiva

Por Redação

09/10/2016 às 09:14 • Atualizado: 09/10/2016 às 09:25

São Paulo, SP

A primeira etapa da temporada 2016/2017 da Fórmula E começou com vitória para o atual campeão da categoria. O suíço Sébastien Buemi, da e.Dams, largou em quinto, mas cruzou a linha de chegada em primeiro na prova de rua de Hong Kong, disputada na madrugada deste domingo. O brasileiro Lucas di Grassi, da ABT, fez ótima corrida de recuperação e terminou em segundo, atrás de Nick Heidfeld, da Mahindra, que completou o pódio.

Após largar do 19º e penúltimo lugar, Di Grassi começou a reagir quando o compatriota e rival Nelsinho Piquet, que largou na pole position, se envolver em um acidente. O primeiro campeão da categoria de carros elétricos liderava a corrida, mas perdeu quaisquer chances de começar a nova temporada com vitória ao se chocar com o muro ao desviar de um competidor acidentado.

O acidente de Piquet provocou a entrada do safety car, beneficiando os pilotos que já tinham feito a parada para troca de carros, incluindo Lucas di Grassi, que havia quebrado a asa dianteira, tendo que ir aos boxes obedecendo a chamada da direção da prova. Dessa forma, Nelsinho terminou a etapa em 11º lugar.

Lucas di Grassi saiu em penúltimo, mas terminou em segundo em Hong Kong (Foto: Anthony Wallace/AFP)
Lucas di Grassi saiu em penúltimo, mas terminou em segundo em Hong Kong (Foto: Anthony Wallace/AFP)


A corrida - Nelsinho Piquet fez boa largada e manteve a liderança por boa parte da corrida. No entanto, o brasileiro acertou o muro para não se chocar com um rival parado por acidente. Ao retornar à pista, foi sendo ultrapassado por vários competidores e terminou na 11ª posição.

Di Grassi, por sua vez, saiu do 19º posto e, para piorar, se chocou na traseira de um rival logo na largada. Mesmo assim, ele seguiu na prova. O piloto da ABT, entretanto, foi obrigado a ir aos boxes para trocar o bico. O brasileiro voltou com outro carro, contudo, assumindo o nono lugar.

Lucas se beneficiou da entrada do safety car provocado pelo acidente de Piquet ao se aproximar do pelotão da frente. Com a bateria carregada, Di Grassi ficou em vantagem em relação aos principais rivais, que ainda precisavam trocar de carro.

Só que aí Sébastien Buemi ultrapassou o brasileiro, que não pôde atacar o suíço porque tinha de economizar energia para terminar a corrida, terminando no segundo lugar mais alto do pódio. A segunda etapa da atual temporada está marcada para o dia 12 de novembro, em Marrakech, Marrocos.

Veja a classificação da etapa de Hong Kong da FE:

1: Sébastian Buemi (SUI/ e.Dams)
2: Lucas di Grassi (BRA/ ABT)
3: Nick Heidfeld (ALE/ Mahindra)
4: Nicolas Prost (FRA/ e.Dams)
5: António Félix da Costa (POR/ Andretti)
6: Robin Frijns (HOL/ Andretti)
7: Jérôme d'Ambrosio (BEL/ Dragon Racing)
8: Oliver Turvey (ING/ Nextev)
9: Maro Engel (ALE/ Venturi)
10: Stephane Sarrazin (FRA/ Venturi)
11: Nelsinho Piquet (BRA/ Nextev)
12: Adam Carroll (ING/ Jaguar Racing)
13: Sam Bird (ING/ Virgin Racing)
14: Loic Duval (FRA/ Dragon Racing)
15: Felix Rosenqvist (SUE/ Mahindra)
16: Daniel Abt (ALE/ ABT)
17: Jean éric-Vergne (FRA/ Techeetah)
18: Mitch Evans (NZL/ Jaguar Racing)
19: José María López (ARG/ Virgin Racing)
20: Ma Qing Hua (CHI/ Techeetah)

Conteúdo Patrocinado