Gazeta Esportiva

Com shows e exposição, ‘Senna Day’ celebra legado deixado por Ayrton Senna

(Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press)

O legado de Ayrton Senna segue vivo entre os brasileiros. Nesta quarta-feira, primeiro de maio, data que marca o 25° aniversário da morte do piloto, mais de 12 mil pessoas compareceram ao autódromo de Interlagos para homenagear o tricampeão mundial de Fórmula 1 no evento ‘Senna Day’, festival que reuniu diversas atrações ao público, desde shows até atividades para as crianças.

Os presentes puderam relembrar a trajetória do brasileiro com uma exposição composta por 25 itens de colecionadores e de Dona Neyde, mãe do piloto. Alguns, inclusive, foram expostos pela primeira vez, como o kart 9, usado por Senna no Mundial de 1981 em Parma, na Itália. Além dele, os fãs tiraram fotos com peças utilizadas em sua vida pessoal (raquete de tênis, aeromodelo, carrinho de controle remoto e até um blazer).

A pista em que Ayrton cruzou a linha de chegada na liderança duas vezes foi ocupado pelo superesportivo McLaren Senna, nomeado em homenagem ao piloto. Avaliado em R$ 8 milhões e com apenas 500 unidades produzidas, o veículo rasgou as retas de Interlagos a mais de 250 km/h sob as mãos de Sérgio Sette Câmara, piloto de testes da equipe inglesa, e Cacá Bueno, pentacampeão da Stock Car. O local ainda recebeu maratonas logo pela manhã e baterias de kart durante a tarde.

O evento ainda teve atrações musicais, como Daniel, Daniela Mercury e Victor Chaves. Uma das ilustres presenças ficou por conta de Xuxa, com quem Senna chegou a ter um romance, além do governador João Doria, que experimentou o McLaren Senna antes de rasgar elogios ao piloto.

“É um herói brasileiro. Um homem que é um exemplo para todos os brasileiros pela força, pela determinação, pelo trabalho, pela confiança, pelo patriotismo. É alguém que soube vencer, mas trabalhou para vencer, lutou para vencer. Foi um guerreiro e é um grande exemplo para todas as gerações. Aos 25 anos de sua morte, mais do que rememorar o triste momento em que ele se foi, é lembrar do legado deixado. Viva Senna!”, disse o governador.

Ayrton Senna segue como inspiração aos brasileiros. A irmã do tricampeão, Viviane Senna destacou a maneira com que o piloto vencia as corridas como principal motivo para que a admiração do país siga viva mesmo após 25 anos do acidente na curva Tamburello.

“Nós estamos aqui não para celebrar a morte de Ayrton, mas a vida. A vida que inspira milhões de brasileiros mesmo 25 anos depois. A inspiração não vem de ele ter ganho tantos campeonatos, tantas corridas, tantas poles, ela vem justamente pela admiração do homem que estava por trás do piloto e que tenham a ver com esses valores de você ganhar sem precisar do jeitinho, da trapaça, do jogo sujo, mas sim pela garra, determinação, disciplina e perseverança”, disse Viviane.

Toda renda dos ingresso, que custaram em torno de R$ 40, serão revertidas em ações ao Instituto Ayrton Senna, organização sem fins lucrativos presidida por Viviane e idealizada por Senna, que ajuda milhares de crianças em todo o país.

*Especial para a Gazeta Esportiva

 

Exit mobile version