Cacá Bueno é punido por áudio vazado e está fora da etapa de Curitiba - Gazeta Esportiva
Cacá Bueno é punido por áudio vazado e está fora da etapa de Curitiba

Cacá Bueno é punido por áudio vazado e está fora da etapa de Curitiba

Gazeta Esportiva

Por Redação

28/07/2015 às 14:09 • Atualizado: 28/07/2015 às 14:17

São Paulo, SP

Líder da temporada 2015 da Stockcar, Cacá Bueno está suspenso e não poderá participar da etapa de Curitiba neste fim de semana. O piloto da Red Bull foi punido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) por uma atitude polêmica ao fim da etapa de Ribeirão Preto, em maio, quando Cacá reclamou da organização da prova e o áudio foi ao ar durante a transmissão. O belga Laurens Vanthor foi escolhido para substituir o brasileiro.

O pentacampeão foi o primeiro a cruzar a linha de chegada em Ribeirão, mas por erro da organização, não recebeu a bandeira quadriculada que sinaliza o vencedor. Pressionado por Marcos Gomes, que vinha em seguida, Bueno continuou acelerando enquanto a pista já havia sido tomada por fiscais e mecânicos. O piloto ficou revoltado com a situação e desatou a criticar a direção da prova através do rádio da equipe.

Porém, a conversa vazou e foi transmitida ao vivo. O piloto foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que considerou a atitude de Bueno “uma falta gravíssima” e o puniu com uma etapa de gancho, além de uma multa de R$ 50 mil à entidade. Os advogados da Red Bull tentaram recorrer, mas de nada adiantou.

O áudio em que Cacá reclamava da direção da prova foi ao ar e a CBA puniu o piloto (foto: Bruno Menezes/Divulgação)
A CBA puniu o piloto depois que o áudio das críticas à direção da prova foi ao ar (foto: Bruno Menezes/Divulgação)


"O que aconteceu em Ribeirão Preto foi uma falha humana, que todos estamos sujeitos", disse Bueno. “No mesmo dia, conversei com a bandeirinha, que me pediu desculpa, assim como eu também me desculpei pela minha reação, e ficou tudo certo entre a gente. Mas quiseram dar continuidade a este assunto, levando para o tribunal. Continuo achando um absurdo pegarem uma conversa de rádio, privada, entre eu e a minha equipe e ter transformado isso numa declaração ou entrevista para criar uma polêmica”, reclamou o carioca.

Vanthor, escolhido para correr no lugar no carro #0 da Red Bull Racing, ficou lisonjeado com o convite para substituir o líder. Ele tem experiência em outras categorias do automobilismo, como a Fórmula 3 alemã, na qual se sagrou campeão em 2009. Já na Stockcar, foi dupla de Valdeno Brito na abertura da temporada em Goiânia e terminou em oitavo lugar.

"Tudo aconteceu muito rápido, desde o convite até fechar todos os detalhes com a Red Bull Racing. Corro contra o Cacá Bueno há três anos no Blancpain Sprint Series e sei que ele é um piloto muito rápido e talentoso. Infelizmente, ele não poderá correr nesta etapa e estou lisonjeado por ter sido convidado para substituí-lo. Espero fazer o melhor trabalho possível para somar pontos importantes para a equipe neste fim de semana em Curitiba", afirmou o belga.

Cacá Bueno figura na ponta da classificação geral, com 113 pontos, seguido de perto por Marcos Gomes, da Voxx, com 107 unidades. O piloto lamentou a ausência, mas confia que voltará ainda mais motivado para brigar pelo título.

"Infelizmente vou ficar de fora desta etapa, mas voltarei na Corrida do Milhão com ainda mais vontade e gana para lutar pelo hexa e pelos pontos que deixarei de somar este fim de semana”, completou.

A sexta etapa da Stockcar, na capital paranaense, será realizada no próximo domingo, às 13h (de Brasília). A classificatória que define o grid de largada terá lugar um dia antes, às 12h.

Conteúdo Patrocinado