Gazeta Esportiva

Brasil garante mais três duplas na fase de grupos em Long Beach

Três duplas brasileiras se classificaram à fase de grupos do Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos, o quarto do Circuito Mundial 2015 de vôlei de praia. Na noite da última terça-feira, Álvaro Filho/Vitor Felipe, Guto/Saymon e Maria Clara/Carol passaram pelo qualifying e se juntaram a outras sete parcerias que já estavam garantidas na chave principal do torneio.

Alison e Bruno Schmidt já estavam classificados no torneio masculino, assim como Pedro Solberg/Evandro e Ricardo/Emanuel. No feminino, Ágatha/Bárbara Seixas, Juliana/Maria Elisa, Larissa/Talita e Lili/Carolina Horta estavam previamente garantidas na fase de grupos.

Medalhistas de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho, Álvaro Filho e Vitor Felipe começaram o dia vencendo os tchecos Hromadko/Salava por 2 sets a 0, com parciais de 21/8 e 21/13. Na sequência, os paraibanos derrotaram os norte-americanos Crabb e Allen por 26/24 e 21/19. Com os dois triunfos, a dupla brasileira foi para o Grupo E, ao lado dos alemães Bockermann/Fluggen, dos mexicanos Virgen/Ontiveros e dos holandeses Brouwer/Meeuwsen.

“A estreia é sempre nervosa, mas conseguimos impor nosso ritmo e deu tudo certo no qualifying. Agora estamos na chave principal e vamos lutar por nossos objetivos no torneio”, disse Vitor Felipe, que também ajudou o Brasil a conquistar o título do Circuito Sul-Americano na última semana, com um bronze na etapa da Venezuela.

Álvaro Filho e Vitor Felipe venceram seus jogos pelo quali e avançaram à fase de grupos (Foto: CBV/Divulgação)

Campeões da primeira etapa do Circuito Brasileiro, Guto e Saymon mantiveram o embalo e passaram pela fase qualificatória sem muitas dificuldades. Primeiro eles bateram os suíços Kovatsch/Kissling por 2 sets a 1, com parciais de 21/18, 18/21 e 15/13. Na segunda rodada, os brasileiros despacharam os alemães Fuchs/Windscheif por 21/18 e 21/16, garantindo uma vaga no Grupo A, integrado pelos canadenses Binstock/Schachter, os russos Semenov/Krasilnikov e pelos norte-americanos Gibb/Patterson.

Márcio Araújo e Luciano também tentaram um lugar na fase de grupos, mas sem sucesso. No qualifying, eles acabaram despachados pelos alemães Markus Bockermann e Lars Fluggen por 21/12 e 21/19.

Entre as mulheres, Maria Clara e Carol eliminaram as anfitriãs Kelleu Larsen e Betsi Metter em sets diretos, parciais de 21/17 e 21/13, mas na segunda rodada foram superadas pelas cazaques Tatyana Mashkova e Irina Tsimbalova por 21/16, 12/21 e 15/11. Mesmo com o revés, elas conquistaram a vaga por desistências e irão disputar a chave principal como lucky losers. As irmãs Salgado estão no Grupo G e enfrentarão as australianas Bawden/Clancy, as suíças Goricanec/Huberli e as norte-americanas Fopma/Hochevar.

Já as vice-campeãs mundiais Taiana e Fernanda Berti não tiveram a mesma sorte. Elas foram derrotadas pelas russas Anastacia Barsuk e Maria Prokopeva por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 22/20, e deram adeus ao torneio.

As partidas válidas já pela fase de grupos começam nesta quarta-feira. Os times campeões da etapa de Long Beach somarão 800 pontos no ranking do Circuito Mundial, além de levarem uma premiação em dinheiro de 57 mil dólares.

Exit mobile version