Brasil comemora 25 anos da primeira medalha em Mundiais femininos de vôlei - Gazeta Esportiva
Brasil comemora 25 anos da primeira medalha em Mundiais femininos de vôlei

Brasil comemora 25 anos da primeira medalha em Mundiais femininos de vôlei

Gazeta Esportiva

Por Redação

30/10/2019 às 18:06

São Paulo, SP

No dia 30 de outubro de 1994, o Brasil conquistou a primeira medalha da história do vôlei feminino em Mundiais. Naquela data, a Seleção foi derrotada por Cuba, por 3 sets a 0, e ficou com a prata, em partida realizada em São Paulo.

O Brasil teve 100% de aproveitamento na fase de grupos da competição e seguiu com força até a decisão. A Seleção passou pelo Japão nas quartas e Rússia na semifinal. Na final, no entanto, as brasileiras não foram páreas para o forte time cubano, liderado por Regla Torres, melhor jogadora do campeonato.




“Foram tempos tão gostosos. Jogamos juntas praticamente em dois olímpicos juntas e foi muito bacana saber que plantamos uma sementinha com essa geração”, relembrou Virna.

Um dos destaques técnicos do Brasil, Fernanda Venturini rememorou o clima vivido pela Seleção no Mundial de 1994.

“O Bernardo chegou pouco tempo antes e não treinamos o quanto gostaria, mas foi uma competição emocionante. Pegamos aquela geração de Cuba que venceu tudo na final. Demos azar e ao mesmo tempo demos sorte porque jogar contra as melhores do mundo fez com que o nosso time crescesse. Aquela seleção deixou saudade. Foi muito emocionante jogar em São Paulo, com o ginásio lotado. Só tenho boas lembranças daquele momento”, disse a levantadora.

Já Ana Flávia destacou a importância que Bernardinho teve na campanha do Brasil. O treinador assumiu o comando da Seleção Brasileira feminina naquele ano.

“Foi uma geração muito abençoada. Jogadoras talentosas tecnicamente e muito fortes de cabeça. A mudança com a entrada do Bernardo foi grande em todos os sentidos, principalmente na parte psicológica do grupo. Todas estavam focadas e certas que poderíamos e iríamos estar no pódio em todas as competições internacionais. Me lembro que havíamos ficado em sétimo lugar na China e nesse Mundial fizemos a final com Cuba no Brasil. Essa foi a geração que tinha Cuba como o grande desafio e por muitas vezes conseguimos superá-las. Não conseguimos jogar bem na final. Poderíamos ter jogado muito melhor, mas faz parte, já havíamos dado um grande salto em tão pouco tempo”, disse Ana Flávia.

Desde então, o Brasil foi vice-campeão em outras duas edições do Mundial de vôlei feminino. Em 2006 e 2010, a Seleção chegou à grande decisão, porém em ambos os anos foi derrotada por 3 sets a 2 pela Rússia. Além disso, as brasileiras levaram a medalha de bronze em 2014, quando derrotou a Itália por 3 sets a 2, em 2014.

Conteúdo Patrocinado