Vanessa Spinola ganha vaga para o heptatlo no Rio 2016; Duda fica fora - Gazeta Esportiva
Vanessa Spinola ganha vaga para o heptatlo no Rio 2016; Duda fica fora

Vanessa Spinola ganha vaga para o heptatlo no Rio 2016; Duda fica fora

Gazeta Esportiva

Por Redação

13/07/2016 às 19:30 • Atualizado: 13/07/2016 às 22:17

São Paulo, SP

Duda não conquistou índice e espera convite para os Jogos do Rio 2016 (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Duda ficou a um centímetro do índice para as Olimpíadas do Rio de Janeiro (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)


 

A delegação do atletismo brasileiro ganhou mais uma representante para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, por decisão da Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf), a paulista Vanessa Chefer Spinola, atleta do Esporte Clube Pinheiros, recebeu o direito de disputar o Rio 2016 por causa da ausência de Duda, bicampeão mundial indoor do salto em distância e finalista dos últimos Jogos Olímpicos, na lista dos convocados.

Duda sofreu com lesões nos últimos dois anos e não conseguiu atingir a marca de 8,15m, índice que garantiria a classificação para as Olimpíadas. O atleta e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) esperavam um convite da Iaaf para o Rio 2016, o que não ocorreu. Em vez disso, a entidade que comanda o atletismo mundial concedeu a vaga para Vanessa Spinola.


A expectativa de Duda e da CBAt pelo convite era tanta que o atleta manteve a programação de treinamentos como se tivesse garantido a vaga diretamente. O saltador ficou a apenas um centímetro do índice, em prova realizada no mês de fevereiro.


Vanessa Spinola que, no início deste mês, bateu o recorde brasileiro do heptatlo, na última edição do Troféu Brasil, ocorrida em São Bernardo do Campo (SP), foi comunicada nesta quarta pela CBAt de que fará parte da delegação olímpica.


"Estou muito feliz. Embora esperasse entrar pela cota por causa de minha marca, receber a notícia oficial tira um peso enorme de minhas costas. Minha família toda comprou ingresso para a Olimpíada e reservou hotel no Rio. Só faltava eu. Imagina se estava fácil", disse a atleta, sem esconder a felicidade.





Vanessa Spinola é a atual campeã brasileira do heptatlo e medalhista de bronze no Pan-Americano (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
Vanessa Spinola é a atual campeã brasileira do heptatlo e medalhista de bronze no Pan-Americano (Foto: Wagner Carmo/CBAt)


 

No último Troféu Brasil, Spinola fez 6.188 pontos, ficando a apenas 12 pontos do índice olímpico. A atleta não conseguiu atingir a marca limite para as Olimpíadas por uma diferença de um segundo nos 800 metros rasos, última prova que compõem o heptatlo. "É desesperador. Fiz um ciclo de quatro anos de muito treinamento, com uma cirurgia no meio, visando minha primeira experiência olímpica. Agora, tudo está certo. É manter o foco", afirmou.


Medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, Spinola deve chegar ao Rio de Janeiro no dia 3 de agosto e seguirá para a Comissão Desportiva da Aeronáutica (CDA), onde fará a aclimatação para os Jogos. O heptatlo será disputado nos dias 12 e 13 de agosto, no Estádio Olímpico Nilton Santos, o popular Engenhão.


"O objetivo é quebrar meu recorde pessoal e tentar melhorar o recorde sul-americano da colombiana Evelys Jazmín Aguilar", finalizou Vanessa Spinola.

Conteúdo Patrocinado