Gazeta Esportiva

Veja como os brasileiros e os principais tenistas estão no ranking mundial

Rogério Dutra Silva não é mais o brasileiro melhor colocado no ranking da ATP (Foto: Yuri Adobnov / AFP)

Após mais uma semana de torneios 250, Challengers e Futures, a ATP atualizou o ranking que reúne todos os tenistas profissionais ao redor do mundo. Para os brasileiros, a situação continua bastante negativa, já que a escassez de bons resultados e de títulos significativos faz com que os principais atletas locais estejam cada vez mais longe de retornarem ao Top-100.

Número um do Brasil na semana passada, Rogério Dutra Silva teve bons resultados durante o qualifying do ATP 250 de Umag, ao derrotar o croata Kalender e o eslovaco Andrej Martin e garantir vaga na chave principal do torneio europeu. No entanto, logo na primeira rodada, perdeu de virada para o holandês Robin Haase e não conseguiu defender os pontos que tinha conquistado no ano passado. Com isso, Rogerinho caiu 12 posições e agora é o número 150 do ranking mundial.

Já Thiago Monteiro também não teve uma boa semana ao cair na segunda rodada do ATP 250 de Bastad, na Suécia, já que a derrota diante do consistente espanhol Pablo Carreno Busta fez com que o brasileiro caísse uma posição no ranking. No entanto, mesmo sendo o número 146 do mundo, o cearense volta a ser o melhor tenista do Brasil ranqueado, com a queda de Rogerinho.

Se os brasileiros não conseguiram resultados expressivos na última semana, o mesmo não pode ser dito dos atletas italianos. Campeão no Aberto do Brasil deste ano, Fábio Fognini conquistou o seu segundo título de 2018 e o sexto da carreira ao derrotar na final do ATP 250 de Bastad o francês Richard Gasquet.

Já Marco Cecchinato, semifinalista de Roland Garros, mostrou mais uma vez que o resultado no saibro francês não foi por acaso e venceu o argentino Guido Pella na final do ATP 250 de Umag e conquistou se segundo título no ano e na carreira. O ótimo resultado fez com que o italiano subisse cinco posições e começasse a semana como número 22 do mundo. Além disso, o tenista de 25 anos é o 10° atleta que mais pontuou neste ano no calendário mundial do tênis.

A liderança do ranking continua com o espanhol Rafael Nadal, que tem mais de 2 mil pontos acima do segundo colocado Roger Federer. Em sequência, o jovem Alexander Zverev, o sul-americano Juan Martin Del Potro e o vice-campeão de Wimbledon Kevin Anderson completam o Top-5 do mundo.

Exit mobile version